Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Comitês da AmCham Rio decidem prioridades para 2017

01/02/2017 em Notícias
Aumento da eficiência energética, atração de eventos internacionais para o Rio e inovação estão entre os objetivos
Comitê de Turismo e Negócios se reúne na AmCham Rio para debater prioridades do setor. (Foto: Thaiza Pauluze)
O ano de 2017 já começou marcado por grandes mudanças políticas e econômicas. E para acompanhar o cenário nacional e internacional, os 10 comitês e dois subcomitês da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) definiram temas prioritários em seus business plans.

Esses temas nortearão as estratégias de atuação dos comitês e resultarão no desenvolvimento de ações e eventos ao longo do ano, a fim de estimular o relacionamento empresarial, o debate e o apoio de autoridades. Entre os objetivos estão o aumento da eficiência energética no país, a atração de eventos mundiais para o Rio e a promoção da cidade nos Estados Unidos, além da liderança feminina no mercado de trabalho e da diversidade nas empresas e do apoio ao INPI e ao compliance.


Como atrair eventos internacionais – congressos, feiras e exposições – para o Rio por meio de incentivos fiscais foi o assunto principal do Comitê de Turismo e Negócios, pós-Olímpiada. Promover a cidade nos EUA, com estímulo a ações e investimentos de fomento do turismo e à extensão da isenção de visto para turistas estrangeiros, principalmente do país americano também é foco do grupo, que reúne redes hoteleiras, companhias aéreas, empresas de vistos, o Consulado Americano e a Rio Negócios.


Já o Comitê de Assuntos Jurídicos considera prioritário, além do estímulo ao compliance nas empresas para evitar comportamentos antiéticos e fraudulentos, o aumento da segurança jurídica, gerando estabilidade de normas, que atraem negócios e investimentos e uma Reforma Trabalhista.


O subcomitê de Propriedade Intelectual colocou em pauta a apoio ao INPI no desenvolvimento do ambiente de negócios para as empresas. Além disso, defende a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri – cujo objetivo principal é a simplificação do sistema do registro internacional de marcas, diminuindo seu custo e prazo –, o projeto de lei de proteção aos dados pessoais e a transferência de tecnologia entre países. Para o Subcomitê Tributário, as prioridades são debater os incentivos fiscais, o Base Erosion and Profit Shifting (BEPS), o eSocial e o Transfer Pricing.


A sustentabilidade, o engajamento do público interno, o e-mail marketing e as métricas das redes sociais serão os assuntos em discussão no Comitê de Marketing. Já no de Recursos Humanos, o ano de 2017 vai girar em torno de inovação e como gerar produtividade em um cenário trabalhista desafiador e debates acerca da reforma previdenciária, com suas consequências para a gestão de RH. O comitê de Responsabilidade Social pautou também a liderança feminina e a diversidade nas organizações, a sustentabilidade colaborativa e o trilema: água, energia e alimento.


O Comitê de Energia tem foco na exploração e produção de gás natural, defendendo as ações do governo com o Programa Gás para Crescer. Pleiteia também o aumento da eficiência energética no Brasil, por meio da execução de processos, prazos, licenças e entregas, além do descomissionamento de plataformas e da revisão de tributos e aspectos legais de contratos.


Compliance também permeia as reuniões do Comitê de Saúde, assim como planos de seguro saúde com propostas inovadoras. O objetivo é discutir a computação cognitiva e a medicina focada no estilo de vida do homem moderno. Seguros, Resseguros e Previdência são assuntos para outro Comitê, de mesmo nome, que debate as tendências digitais para o mercado segurador, o projeto de criação do Polo Regional de Resseguro e a aproximação do mercado segurador com o cliente.


Inteligência artificial, blockchain, melhorias no ambiente de negócios para startups de tecnologia e as compras governamentais, como a adoção de cloud por órgãos públicos são os temas que estarão na agenda do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação. As pautas do Comitê de Meio Ambiente estão em processo de definição.


Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.