Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Deputado Otávio Leite defende flexibilização dos vistos entre Brasil-EUA

12/12/2016 em Notícias
Durante a reunião do Comitê de Turismo e Negócios, o parlamentar falou das pautas que levou ao prefeito eleito Marcelo Crivella
Deputado Otavio Leite fala, durante reunião do Comitê de Turismo e Negócios, sobre desenvolvimento do setor.
A última reunião do ano do Comitê de Turismo e Negócios da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), nesta quinta-feira (08/12), recebeu Otavio Leite (PSDB-RJ), deputado federal pelo Estado, que, entre as os seus principais pleitos, destaca-se o empenho no desenvolvimento da indústria do turismo, com a consequente geração de emprego e renda. E, em Brasília, teve participação destacada na sanção da Lei Geral do Turismo.


Ao se encontrar com o prefeito eleito Marcelo Crivella (PRB-RJ), o deputado levou duas pautas que considera essenciais para o desenvolvimento do mercado de turismo na cidade do Rio. A primeira é formalizar uma carta escrita pelo prefeito apresentando candidatura à feiras e eventos nacionais e internacionais. “Isso exigirá muito esforço em 2017, mas é necessário para mostrar a cidade como destino desses eventos”, disse Leite.


A segunda é a redução dos custos dos serviços através de mecanismos tributários, com a diminuição ou isenção do imposto ISS sobre a locação dos projetos. “Para isso, precisamos discutir com todos os atores, como os hotéis, o Rio Convention & Visitors Bureau, as companhias áreas, muitos presentes aqui hoje”. Leite disse também que pretende cobrar do novo prefeito a agenda do setor de turismo.


No âmbito federal, o deputado acredita que o turismo não era visto como prioridade na pauta do governo. “Se gasta muito pouco para promover a imagem do Brasil no exterior. No ano passado, apenas 22% do que foi projetado, foi de fato gasto pela Embratur”, disse Leite. Mas para o próximo ano, o parlamentar espera uma mudança. “Temos expectativa de que o novo ministro – Marx Beltrão – dê mais atenção à divulgação do País. Perdemos uma grande oportunidade com os Jogos Rio 2016, mas a memória olímpica não se apaga tão rapidamente, então podemos tentar recuperar.”


Quanto aos acordos de vistos entre Brasil e Estados Unidos, o deputado defende a desburocratização, mantendo a obrigatoriedade do documento de entrada. “Apenas 1% dos americanos que viajam, decidem vir para o Brasil por ano. É um número ínfimo perto do nosso potencial. Advogo para que o visto seja online, mantendo a taxa”, disse ele. Para Alexandre Cavalcanti, presidente do Comitê e diretor de vendas Rio e Norte do Brasil da American Airlines, é preciso equilibrar a balança. “O fluxo entre brasileiros e americanos viajando entre os dois países precisa ser equiparado”, afirmou. Otávio Leite concordou com essa visão: “Fizemos muito esforço para os brasileiros saírem do país e esquecemos de estimular a vinda dos americanos”.


Sobre a importância dessa reunião para o desenvolvimento do setor, o deputado disse que as empresas e o seu mandato têm objetivos em comum. “O turismo é essencial para o desenvolvimento de uma cidade, de um estado e de um País. Ideologicamente eu tenho o avanço de área como práxis política”, disse.


As reuniões de comitê da AmCham Rio são um espaço de troca, benchmarking e networking, com especialistas e autoridades em conversas exclusivas para as empresas associadas.


Veja as fotos do evento: http://bit.ly/reuniaocomiteturismoenegocios
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.