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People Connections debate geração milleniun, papel do líder e a falta de tempo

28/10/2016 em Notícias
Bernardinho, Marcelo Gleiser e Fabio Rosé são destaques do seminário de Recursos Humanos da AmCham Rio
Bernardinho fala sobre a importância dos líderes, no seminário People Connections, da AmCham Rio.
A segunda edição do seminário People Connections, realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), nessa quinta-feira (27/10), reuniu profissionais de Recursos Humanos, pesquisadores e acadêmicos para debater o papel do líder, os relacionamentos corporativos e a chamada geração milleniun – de jovens entre 18 e 35 anos – que já ocupa espaço expressivo nas empresas.


O esporte e o ambiente corporativo têm algo em comum: objetivam o resultado, na visão de Bernardo Rocha de Rezende, técnico da Seleção Brasileira Masculina de vôlei. E entre os diferenciais competitivos, como inovação e capital, o fator humano é o que, de fato, faz diferença, para Bernardinho. “É preciso identificar profissionais, assim como jogadores, pelo talento, histórico, determinação e paixão. Quando alguém é muito talentoso, mas não é determinado, vai se deparar com a frustração”, disse. Isso por que, para ele, a motivação tem dois pilares: a necessidade e a paixão.


O técnico acredita que o líder é um “provedor de zona de desconforto” e não precisa fazer tudo de forma perfeita: “A liderança tem que fazer o que fala e o que é certo”. Para Bernardinho, um bom líder precisa ter capacidade de realização, valorizar a essência, transformar pela atitude e liderar pelo exemplo. “Estamos carentes de líderes que inspirem”, afirmou o campeão olímpico.


Já para Fabio Rosé, diretor-geral de Recursos Humanos da L’Oréal Brasil, o processo de liderança adaptativa envolve observar, interpretar e intervir. “O papel do líder não é cobrar que os liderados trabalhem para ele, mas sim trabalhar para e com seus liderados, gerando um ambiente onde as pessoas possam ser quem são”, disse. A mudança de geração dos profissionais vem sendo observada na L’Oréal, onde 7 em cada 10 contratações são de millennials. Para o especialista, esse é um momento histórico para o RH. “Como juntar as gerações diferentes para trabalhar? É uma mudança de cultura e acredito que isso vai quebrar o modelo organizacional como é hoje”, disse ele. Isso por que a hierarquia verticalizada é uma das grandes reclamações dos jovens.


O físico, autor e professor de Dartmouth College, em Hanover, Marcelo Gleiser, questionou a passagem do tempo e a rotina atarefada dos dias atuais para falar da forma como os profissionais trabalham. Para ele, “é preciso mudar a rotina para algo que crie uma nova relação com o tempo”. Ele dá o próprio exemplo: “Eu passei a dormir mais cedo, acordar 5h para correr e levar meus filhos na escola antes de ir para o trabalho. Com isso, sou uma outra pessoa, mais focada, relaxada e feliz”, disse ele. Para o autor de A simples beleza do inesperado, a eficiência depende da disponibilidade emocional da pessoa, e para isso, é preciso “se dar um tempo”. O especialista faz um alerta para empresas: “Oferecer yoga, meditação ou taishi para os funcionários muda a relação deles com o trabalho, a família e com eles próprios. Todos ganham”, afirmou.


O primeiro painel do evento contou com a presença de Mariane Guerra, VP de Recursos Humanos da ADP Brasil, Erick Felinto, professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ e Marcia Drysdale, diretora de RH da Microsoft e moderação de Silvina Ramal, presidente do comitê de Responsabilidade Social Empresarial. Os especialistas falaram sobre as interações através de aplicativos nas empresas e como aliar os recursos tecnológicos à cultura, além do desafio de preservar a comunicação interpessoal em tempos de cibercultura.


Já o segundo painel, com o tema Inovação: reinventando o ambiente de trabalho, reuniu Christiane Avila Berlinch, diretora de RH da IBM e Mônica Paiva, representante do Great Place to Work® no Estado do Rio, com moderação de João César Lima, diretor da AmCham Rio. Christiane e Mônica mostraram as novas plataformas de RH, que geram diferenciais nas gestões e como criar um ambiente diferenciado de trabalho e atrair novos talentos.


Veja as fotos do evento: http://bit.ly/fotopeopleconnections
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