Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Movimento Outubro Rosa une Brasil e EUA na luta contra o câncer de mama

10/10/2016 em Notícias
Ações nos dois países buscam conscientizar mulheres da importância do autoexame e do diagnóstico precoce
AmCham Rio apoia o movimento Outubro Rosa.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O laço cor-de-rosa, símbolo da data, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, no mesmo ano. A data, assim como a corrida, é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.


No Brasil, o primeiro ato desse movimento ocorreu em 2002, quando mulheres simpáticas à causa iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, popularizando o movimento e os seus objetivos. Outros estados aderiram e também iluminaram de rosa seus monumentos durante todo o mês. Em 2008, o Cristo Redentor, símbolo mundial da campanha no Brasil, ficou iluminado pela primeira vez. E graças ao auxílio de empresas nacionais e internacionais, o Outubro Rosa tem tido cada vez mais visibilidade e impacto significativo.


Exemplo disso foi Barbara Sobel, esposa do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, que em janeiro de 2009 uniu-se a um grupo de amigas para fundar a Associação Américas Amigas. Desde então, entidades físicas e jurídicas, brasileiras e norte-americanas, lutam pela promoção do diagnóstico precoce e pela diminuição do número de mortes causadas pelo câncer de mama no País, especialmente entre a população de baixa renda.


Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, o câncer de mama atinge por ano mais de 57 mil brasileiras. A doença é de difícil prevenção, pois é ligada ao histórico familiar e aos hábitos de vida. Porém, 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; e amamentar. E quando diagnosticado precocemente – tumor com menos de um centímetro – a possibilidade de cura é de 90% dos casos.


O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a realização da mamografia gratuitamente para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. De janeiro a junho de 2015 foram realizados 1,8 milhão de mamografias no País, 31% a mais que no mesmo período de 2010 (1,4 milhão de exames). A faixa dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).



INCA: http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/movimento-outubro-rosa.asp

Ministério da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/20106-brasil-avanca-no-diagnostico-do-cancer-de-mama

Instituto Se Toque: http://institutosetoque.org.br/

Outubro Rosa: http://outubrorosa.org.br/

Mulher Consciente: http://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/

Fundação Américas Amigas: http://www.americasamigas.org.br/home

Instituições que recebem doação de cabelo:

Cabelegria - http://www.cabelegria.org/

Fundação Laço Rosa - http://www.fundacaolacorosa.com/site/



Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.