Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Watson Health revoluciona diagnóstico de pacientes

23/09/2016 em Notícias
Em reunião do Comitê de Saúde executivos conhecem software da IBM
Reunião do Comitê de Saúde da AmCham Rio discute novas formas de diagnosticar pacientes.
O Comitê de Saúde da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) realizou nesta quinta-feira (15/09) reunião para conhecer a nova tecnologia de inteligência cognitiva da IBM, o Watson Health, que auxilia médicos a darem diagnósticos com mais precisão. Eduardo Cipriani, da IBM Brasil, explicou o software, com a presença de Gilberto Ururahy e Thais Jorge, presidente e vice do Comitê, respectivamente.


Lançado em 2011, após um investimento bilionário, o IBM Watson Health pretende transformar a saúde global. De acordo com a empresa, 80% dos dados de saúde são invisíveis para os sistemas atuais, como o Google, e os dados médicos dobram a cada 73 dias. Então, o sistema de computação cognitiva consegue ler 40 milhões de documentos em 15 segundos, ver os dados de saúde anteriormente ocultos e encontrar respostas para qualquer pergunta.


Cipriani enfatiza que o diagnóstico é definido pelo médico, mas é baseado em todas as evidências científicas disponíveis, as possíveis terapias e o estilo de vida do paciente, levando em conta que quase 75% do estado é afetado por uma série de fatores como o acesso a abrigo, educação e renda, por exemplo. “O Watson é uma ferramenta de suporte de decisão. Se o médico, em poucos segundos, já sabe a personalidade da pessoa, sua rotina e seu histórico, pode ajustar o tratamento. Além disso, tem a chance de evitar que ela fique doente, com a medicina preventiva”, disse.


Treinado sob evidências científicas, o software não é programado, mas se adapta e aprende conforme é alimentado com novos dados – a IBM investiu U$ 4bilhões de dólares para comprar evidências, informações de pacientes e imagens – e promete posições melhor fundamentadas com mais qualidade e padronização. “Muito dinheiro é gasto por falta de medicina personalizada e tratamentos errados. O Watson traz insights, ajudando os profissionais a expandir sua base de conhecimento”, afirmou o especialista.


De acordo com a IBM, 81% dos executivos de saúde familiarizados com Watson Health acreditam que o sistema vai impactar positivamente seus negócios. “A gente deseja que qualquer hospital ou startup use o serviço e tenha o auxílio da tecnologia cognitiva”, finalizou Cipriani.


As reuniões de comitê da AmCham Rio são um espaço de troca, benchmarking e networking, com os mais diversos especialistas em conversas exclusivas para as empresas associadas.

Veja as fotos do evento: http://bit.ly/reuniaocomite

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.