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E-mail marketing: vantagens para as empresas

29/07/2016 em Notícias
Evento da AmCham Rio debate normas e procedimentos para obter mais alcance, facilidade e rapidez com a ferramenta
Da esquerda para a direita: Raphael Lassance; Noel De Simone; Helen Mazarakis; Pedro Vilhena; e Gustavo Pereira.
As vantagens que a utilização correta do e-mail como ferramenta de marketing direto pode trazer para empresas são inúmeras. Mas para ser eficaz é preciso que a campanha cumpra normas e procedimentos. O comitê de marketing da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) colocou o assunto em pauta, nesta sexta-feira (29/07), e discutiu os aspectos legais, de design, de conteúdo e de tecnologia do e-mail marketing.


Noel De Simone, presidente do comitê, diretor da AmCham Rio e sócio da Casa da Criação, abriu e mediou o debate. O evento contou ainda com as palestras de Gustavo Pereira, CEO da NoBlind; Pedro Vilhena, advogado do escritório Kasznar Leonardos Propriedade Intelectual; e Raphael Lassance, consultor de marketing digital e growth hacking.


Os números mostram que o alcance do e-mail ainda é muito expressivo no País. São 2,6 bilhões de usuários, 4,6 bilhões de contas e mais de 205 bilhões de e-mails por dia. O moderador defende a plataforma: “O e-mail corresponde a, pelo menos, 20% das vendas de e-commerce. Não podemos ignorar”, disse De Simone.


Sem lei específica que regulamente o e-mail marketing, o CAPEM (Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing) é o instrumento que busca estabelecer a melhor maneira de realizar esse tipo de campanha. Para Vilhena, a falta de regulamentação gera insegurança jurídica. “O Marco Civil da Internet foi um passo importante, mas agora é preciso aprovar a lei de Proteção de Dados Pessoais, inspirada na Europeia”, disse o advogado. Mas ele defende que o Código de Defesa do Consumidor e o CONAR regulam a prática. “E-mail marketing é marketing e é e-mail. E para ambos há regras éticas e de direito a serem cumpridas”, afirmou.


Entre essas regras estão o não fornecimento de dados pessoais a terceiros, a informação clara e completa sobre o uso que será feito desses dados e a exclusão definitiva da lista de envios quando o cliente não quiser mais receber aquele anúncio.


O CEO da NoBlind estabelece quatro passos para conseguir maior alcance, facilidade e rapidez, respeitando os preceitos éticos. Primeiro a proposta, ou seja, o que será comunicado. Depois a permanência, que se refere ao perfil do público. Em seguida, a permissão, que se dá por opt-in e opt-out. E, por fim, a pertinência, que é estabelecer repetição, frequência e periodicidade. “O e-mail marketing tem que ser planejado. Uma base de dados organizada e segmentada gera ótimos resultados”, disse Pereira.


Outra dica do especialista é ter cuidado com palavras e termos usados em filtro anti-spam, como ‘clique aqui’, ‘veja mais’ e ‘tempo limitado’, pois a chance de o e-mail não chegar ao destinatário é grande. E defende também a análise profunda dos relatórios gerados. “Só assim é possível ver qual campanha deu melhor resultado, qual é o melhor dia e horário, e quais produtos foram mais clicados”, exemplificou.


Já o especialista em growth hacking – marketing aliado a gestão de negócios – afirma que esse será o nome do novo profissional da área, pois alia e-mail marketing com marketing de conteúdo. Para Lassance, é imprescindível automatizar as tarefas, como e-mail com pesquisas de opinião, boas-vindas e descontos de aniversário, gerando conversão. Outra dica que o consultor deu para aumentar em 30% as vendas por e-mail foi enviar novamente a mesma mensagem para aqueles que não abriram. “Mas com assunto diferente”, alerta.


Além disso, ferramentas que mostram quem abriu e clicou no e-mail permitem ver aqueles que não interagem mais com a empresa. Lassance indica tentar reativar esses clientes. “Antes de abrir mão desse e-mail na sua base, é possível fazer uma última tentativa, com anúncio direcionado, agressivo e exclusivo”, disse.


Veja as fotos do evento: http://bit.ly/eventoemailmarketing
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