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Como estar entre as melhores empresas para se trabalhar?

13/07/2016 em Notícias
O caso da Nasajon e o segredo para atrair e reter talentos
Funcionários engajados são mais produtivos e assertivos, geram novas ideias e resultados maiores, têm mais energia e trabalham melhor em equipe. Mas como estar entre as melhores empresas para se trabalhar, atraindo, assim, funcionários mais comprometidos? Essa foi a pergunta respondida por Carlos Ferreira, diretor de relacionamento da Nasajon, em evento realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), nesta terça-feira (12/07).


Para estar nos rankings das melhores empresas para se trabalhar, não é preciso uma grande infraestrutura com quadra de esporte, berçário ou refeitório. É possível encantar os funcionários com ferramentas de alta performance e valorizá-los com ações aplicadas internamente, que garantem altos índices de satisfação e resultados, de acordo com Ferreira. Ele divide essas ações em três partes: as básicas, as avançadas e as desejáveis pelo funcionário.


O que o diretor considera básico são os salários em dia – preferencialmente pagos na mesma data todo mês, dignidade e respeito, boa assistência médica e vale refeição suficiente. Já no avançado, ele coloca os planos de cargos e salários, os requisitos para promoção bem explicados, feedbacks e avaliação de desempenho regulares e programas de meritocracia.


“É preciso tratar as pessoas como pessoas e não como máquinas”, enfatizou Ferreira. Por isso, ele considera importante – e aplica na Nasajon – as iniciativas desejáveis pelos funcionários, como eventos de integração, gincanas de desempenho, premiação para ideias de qualidade, atividades solidárias e um departamento de recursos humanos presente. Além disso, o executivo explicou que é um diferencial da empresa oferecer serviços de shiatsu, manicure, bazar e costureira a preços acessíveis, conseguidos por meio de permutas.


Para Ferreira, o importante não é o que se faz, mas sim como se faz. E garante que o segredo do sucesso é que “as pessoas ficam satisfeitas em trabalhar em empresas nas quais elas são valorizadas e reconhecidas em um ambiente estimulante e desafiador”. Com isso, a média anual da empresa em sua pesquisa interna é de 90,5% de satisfação. Mas Ferreira pondera que estar entre as melhores, não significa ser perfeita: “A Nasajon obteve uma nota final de 72,7 em 2015 na revista Você S.A. Ou seja, sempre há como melhorar”.


Outra forma de melhorar os processos e garantir excelência tanto para os consumidores, quanto para os funcionários é o setor de Gestão de Relacionamento com o Cliente. O setor acompanha as solicitações, ouve e garante o retorno aos clientes. Além disso, apura os resultados, cria ações, treina, capacita e sugere melhorias internas. “Ouvir os funcionários é essencial para melhorar a gestão da empresa”, finalizou Ferreira.


Esse modelo de evento é chamado de PM Speech. É um benefício gratuito e exclusivo para as empresas associadas. No PM Speech, os sócios podem realizar palestras a um grupo seleto de associados sobre assuntos de sua expertise. O objetivo é promover um intercâmbio de conhecimento sobre temas diversos.



Veja as fotos do evento: http://bit.ly/pmspeechamchamrio
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