Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Investimento social impulsiona gestão de negócios

07/07/2016 em Notícias
Os casos de sucesso da Fundação Gol de Letra, do Ginásio Experimental Olímpico e do projeto Tênis para Todos
Fotos: divulgação
Investir em projetos socialmente responsáveis representa, para as empresas, uma oportunidade de fortalecer a imagem e engajar os colaboradores, além de melhorar o relacionamento com comunidades próximas. Iniciativas ligadas ao esporte, como a Fundação Gol de Letra, o Ginásio Experimental Olímpico (GEO) e o projeto Tênis para Todos fazem diferença na integração e desenvolvimento de jovens e no crescimento sustentável de instituições.


A Fundação Gol de Letra, criada em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, contribui para a educação de crianças e jovens de comunidades por meio do esporte aliado à educação. A proposta inclui práticas educacionais e de assistência social, na Vila Albertina, em São Paulo, e no Caju, no Rio de Janeiro. São oferecidas atividades de expressão oral e escrita, cultural, artística e corporal, educação para o trabalho e modalidades esportivas.


A iniciativa foi considerada modelo no apoio às crianças em situação de vulnerabilidade social pela UNESCO e reconhecida pelo Prêmio Educadores do Ano pela Academia Brasileira de Educação, em 2001. Entre as diversas premiações da Fundação estão a Medalha de Ouro pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2002, o 5º Prêmio da Universidade de São Paulo (USP) de Direitos Humanos em 2004 e o Prêmio Itaú-Unicef de Educação integral em 2013.


Outro projeto que une esporte e educação é o Ginásio Experimental Olímpico (GEO), que integra formação acadêmica e esportiva, em tempo integral, na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Crianças e jovens praticam esportes e têm aulas de inglês diariamente, além de aulas de saúde, matérias eletivas e desenvolvimento esportivo de longo prazo. Atualmente existem quatro escolas que fazem parte do Programa GEO, nos bairros do Caju, Ilha do Governador, Santa Teresa e Pedra de Guaratiba, atendendo a quase mil alunos.


Já o projeto Tênis para Todos, criado em 2011, oferece aulas de tênis para jovens, entre 10 e 18 anos, de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Ministradas no Sheraton Rio Hotel & Resort, as aulas ensinam diariamente a disciplina e os valores positivos do esporte a 50 crianças. Para fazer parte do projeto, é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino regular e frequentar as aulas. Assim, a iniciativa busca diminuir a violência urbana e a desigualdade social, por meio da prática de esporte alinhada aos estudos.


Esses projetos serão tema do evento Esporte e educação: aliados da inclusão social e ferramentas de projetos para as empresas, realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), por meio do seu Comitê de Responsabilidade Social Empresarial, dia 20 de julho.


Estarão presentes nos painéis o idealizador do Tênis Para Todos, Marcus Fonseca e Maria Barbosa, diretora de recursos humanos do hotel Sheraton Grand Rio, que apoia o projeto. Além das diretoras executivas da Fundação Gol de Letra e do Ginásio Experimental Olímpico, Beatriz Pantaleão e Claudia de Sá Amaro.



SERVIÇO:
Esporte e educação: aliados da inclusão social e ferramentas de projetos para as empresas
Data: 20/07/16, quarta-feira
Horário: 9h às 11h30
Local: AmCham Rio (Praça Pio X, nº 15 - 5º andar, Centro - Rio de Janeiro - RJ)
Sócios AmCham Rio: Gratuito (limite de 2 representantes por empresa)
Não-associados: R$ 220,00

Inscrições até 15/07: http://bit.ly/esporteeducacao



* ERRATA: Na matéria postada no dia 06/07, falamos sobre a ONG Tênis Para Todos, sediada em Belo Horizonte. Erramos. O projeto que participará do evento da AmCham Rio é homônimo, fica no Rio de Janeiro e tem outra atuação, apoiada pelo hotel Sheraton Grand Rio. Pedimos desculpas pelo erro. A matéria foi editada em 07/07, com as informações do projeto social carioca.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.