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Cinco dicas para melhorar o networking e impulsionar os negócios da sua empresa

23/06/2016 em Notícias
Em um contexto de crise, aumenta a procura dos executivos por parcerias, mas é preciso planejamento
O bom relacionamento profissional não é o forte dos brasileiros. É o que concluiu o Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE) em uma pesquisa feita com 650 executivos. Apesar de 80% dos entrevistados reconhecerem o caráter estratégico da rede de contatos para a gestão da carreira, os novos profissionais tropeçam na hora de garantir a eficiência, de fato, do networking.


A maioria das pessoas acredita que networking se define como uma boa rede de contatos, ou seja, conhecer várias pessoas e ser conhecido por elas. Mas, é preciso entender que o networking é um processo, e não uma ação isolada. Trata-se de uma ferramenta específica de negócios e de uma série de habilidades comportamentais, que deve ser desenvolvida através de técnicas que estão além da simples troca de cartões. Por mais interessante que seja o seu negócio e o investimento para a promoção do seu produto, é preciso saber relacionar-se para atingir os melhores resultados.


Em um momento de crise, que cada vez mais empresários e executivos estão lançando mão da rede pessoal para concretizar negócios, essa é uma questão que deve ser levada em conta por quem está de olho no crescimento e expansão do próprio negócio. Eventos de relacionamento e espaços voltados para empreendedores são bons para conhecer potenciais parceiros e pessoas que podem abrir portas junto a clientes e possíveis investidores. Mas sem uma estratégia e um plano eficaz, pode ser um gasto excessivo de tempo. Confira cinco dicas para expandir seu networking de maneira assertiva.


1. Defina metas

Uma estratégia interessante é mapear quem são as pessoas importantes no seu segmento e fazer uma lista com as conexões que você precisa estabelecer. Depois, proponha-se a conhecer um novo contato por semana. Faça um banco de dados completo e separe por tipos de relacionamento. Exemplo: investidores, outros empreendedores, parceiros, fornecedores, amigos, imprensa, dentre outros. Atualize esse banco diariamente.


2. Amplie a rede

Para aumentar a rede de contatos, é importante frequentar meetups, encontros de investidores ou empreendedores, eventos de relacionamento e espaços de trabalho compartilhados. O essencial é circular em ambientes em que pessoas com interesses comuns aos seus estarão. As redes sociais também se tornaram espaços importantes para criar e manter vínculos. Os contatos online podem se traduzir em oportunidades de relacionamento no mundo offline.


3. Vire referência

Uma maneira de reforçar o networking é ser prestativo. Além de trocar de experiências, ajude seus contatos com coisas que eles estejam precisando. Apresente-os a outros contatos, ajude-os a encontrar soluções para seus problemas, indique serviços e ferramentas.


4. Evite esforços em vão

Amplie o networking sem desperdiçar esforços: vá somente a eventos que sejam relevantes para você e o seu negócio. Direcione seu tempo e energia para aqueles contatos que realmente poderão gerar frutos no futuro.


5. Faça a manutenção

Se você não aparecer, não será lembrado. Em qualquer negócio que vá realizar, tenha sempre em mente uma coisa: conselho, orientação, informação, sugestão e aproximação. Primeiro peça um conselho, isso valoriza a relação que está por acontecer, peça uma orientação e mostre que também está bem informado sobre o assunto. Dê uma sugestão e, finalmente, promova a aproximação.


O Networking Coffee é um encontro exclusivo para associados da Câmara de Comércio Amerciana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), que tem como objetivo promover a troca de experiências e o networking qualificado, em um agradável café da manhã. O próximo evento será uma edição especial no Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, no dia 30 de junho, às 10h.


Saiba mais e inscreva-se: AmCham Rio Networking Coffee



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