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Marketing Digital: resultado e baixo custo

29/04/2016 em Notícias
Cases de sucesso são discutidos em evento do Comitê de Marketing da AmCham Rio
Rodrigo Strickland Faro, diretor do Vigilantes do Peso; Noel De Simone, presidente do Comitê de Marketing da AmCham Rio; e Eduardo Lindenberg, diretor de desenvolvimento digital da Rede Gazeta.
Thaiza Pauluze
thaizapauluze@amchamrio.com


As estratégias de comunicação que melhor se adaptam às inovações tecnológicas foram debatidas por especialistas durante evento realizado pelo Comitê de Marketing da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) nesta quarta-feira (27/04). O diretor do Vigilantes do Peso, Rodrigo Strickland Faro e o diretor de desenvolvimento digital da Rede Gazeta, Eduardo Lindenberg, avaliaram as tendências do mercado e os desafios das novas mídias. A moderação foi de Noel De Simone – presidente do Comitê, diretor da Câmara e sócio da agência Casa da Criação.


O objetivo das empresas é gerar mais resultados e ganhar relevância com marketing digital. “Não existe uma receita de certo ou errado”, disse Lindenberg. Entretanto, há ferramentas para mensurar se os conteúdos publicados estão surtindo o efeito esperado, complementou Faro: “com o novo modelo de web 3.0 conseguimos uma interação personalizada e medimos cada resultado”.


Durante o debate, os meios tradicionais foram classificados como mais caros, porém com capacidade de gerar confiança para a marca. Já as novas mídias, consideradas versáteis e abertas à criatividade em plataformas de baixo custo. O diretor de desenvolvimento digital da Rede Gazeta citou o chamado funil do marketing: “Primeiro é preciso atrair a atenção das pessoas, depois oferecemos conteúdo relevante para chegarmos até o momento da compra do produto”.


Faro, do Vigilantes do Peso – serviço especializado em dieta para perda de peso –, destacou os bons resultados obtidos com o inbound marketing. “Conteúdo certo na hora certa gera grande engajamento. É preciso ter uma visão clara dos objetivos e mensurá-los. No digital, isso é instantâneo.”


Já Lindenberg chamou a atenção para uma dificuldade trazida pelos novos meios: “a tecnologia está sempre mudando e não há previsibilidade. Quão distantes estamos hoje do que queremos passar e do que efetivamente chega ao consumidor? Não sabemos”.
Noel De Simone disse que é preciso testar as várias ferramentas disponíveis no mundo digital. “Todas as mídias são boas, a questão é adequar ao objetivo. As estratégias têm que ser monitoradas o tempo todo e poder medir tudo é a força da mídia digital”, disse.


A marca Vigilantes do Peso, até três anos atrás, investia toda verba de propaganda em mídias tradicionais, como jornal e televisão. Para conseguir medir o retorno de conversão desse orçamento e atingir um público maior e mais jovem, a empresa decidiu apostar nas novas mídias. Hoje, o Facebook ocupa 44% do orçamento com marketing digital, 31% vão para o Google e 16% são para e-mail marketing. Já a Gazeta está investindo em uma plataforma de gestão de dados para registrar todas as interações feitas por usuários em suas mídias.


Veja as fotos do evento: http://bit.ly/eventocomunicacao
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