Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Crise é estrutural, não apenas política, diz especialista

19/04/2016 em Notícias
Jorge Arbache, professor de economia da UNB, ressalta importância de diversificar a economia para aumentar a competitividade
Da esquerda para a direta: Jorge Arbache, Luís Claudio Salles Cristofaro, Rafael Motta e Manuel Domingues e Pinho.
As razões da crise econômica que o País enfrenta foram analisadas durante a palestra de Jorge Arbache, professor de economia da Universidade de Brasília, bacharel em economia e direito. Ele participou da 100ª Assembleia Geral de Associados, realizada nesta segunda-feira (18/04), na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio).


De acordo com Arbache, desde 1980 a produtividade do Brasil, que alterna anos de grande crescimento com severas retrações, está estagnada. “Não podemos pensar essa crise apenas como política ou tendo como único motivo a corrupção. Essa crise já era prevista para 2018 e os fatores são econômicos. Ela só foi antecipada por questões políticas”, disse o economista.


O professor da UnB também ressaltou os desafios que serão enfrentados pelo Brasil nos próximos anos. “A economia brasileira está ficando menos sofisticada e, portanto, menos capaz de resistir a choques externos. É fundamental promover uma transformação estrutural, produzindo produtos com mais valor adicionado, que nos tornam mais competitivos.”


O especialista também apontou para a necessidade de diversificar a economia brasileira. “Não faz sentido depender de commodities.” Para ele, o Brasil precisa se integrar mais à economia internacional e tem que fazer reformas estruturais.


Jorge Arbache é o economista-chefe do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e professor de economia da Universidade de Brasília. Suas nomeações anteriores incluem a de assessor econômico sênior do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e economista sênior do Banco Mundial em Washington, DC. É autor de quatro livros, publicou mais de 80 artigos em revistas acadêmicas e livros e executa um blog sobre a economia do setor dos serviços (www.economiadeservicos.com). Arbache é bacharel em economia e direito. Seus principais interesses de pesquisa atuais são competitividade setorial, investimento, produtividade, tecnologia e comércio.

Confira as fotos do evento: http://bit.ly/posse2016
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.