Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Nave do Conhecimento: ciência e tecnologia para incluir e inovar

14/04/2016 em Notícias
Projeto da prefeitura do Rio capacita jovens de comunidades para trabalhar na Olimpíada
Alunos na Nave do Conhecimento. (Foto: Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro)
Transformar o Rio em uma capital da inteligência e da inovação. Essa é a proposta da Nave do Conhecimento, projeto da prefeitura apresentado nesta quarta-feira (13/04), na reunião do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio). A iniciativa, que começou em 2011, capacita jovens para o mercado de trabalho e para a Rio 2016.


“Nós buscamos a inclusão social por meio da ciência, da tecnologia e da cultura”, definiu Miedja Braga, coordenadora de conteúdo da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia. O objetivo do projeto é produzir conhecimento em áreas da cidade que necessitam de mais iniciativas de qualificação e empregabilidade. Para isso, a Nave do Conhecimento possui recursos tecnológicos de última geração em Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança, Madureira, Irajá, Penha, Nova Brasília e Triagem.


De acordo com Miedja, a mídia interativa, as tecnologias criativas e a robótica educacional contribuem para formar um polo de inclusão digital. Os cursos de curta e média duração, semipresenciais, capacitam mais de 24 mil alunos de todas as idades, em diversas áreas, como web design, novas mídias, empreendedorismo, produção de vídeo e fotografia, robótica e idiomas. Também são feitos concursos, mostra de cinema e oficinas.


Em parceria com as empresas Cisco e Embratel e o Comitê Organizador da Rio 2016, a Nave do Conhecimento formou, em março, a primeira turma de ‘Técnico Cidade Olímpica’. O curso permite o ingresso no mercado de tecnologia da informação, com possibilidade de trabalhar nos Jogos. Outro legado será a construção de uma nova unidade da Nave dentro do Engenhão, que terá um museu Olímpico.


Outras iniciativas da prefeitura promovem o uso de ferramentas digitais em busca de soluções para a cidade. O RioIdeias aceita projetos de aplicativos que irão melhorar a vida dos cariocas. Já o RioApps desenvolve essas invenções. Dessa oportunidade já surgiram aplicativos conhecidos como o Easy Taxi e do Procon, com os direitos do consumidor.


Veja as fotos da reunião: http://bit.ly/reuniaocomiteTIC

Saiba mais sobre a Nave do Conhecimento: http://www.pracadoconhecimento.org.br/novo/
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.