Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

“Superar dificuldades conjunturais e gerar novas oportunidades”

06/04/2016 em BRAZILIAN BUSINESS
Dilma Rousseff parabeniza AmCham Rio pelo centenário e fala da relação bilateral do País com os EUA em artigo para a Brazilian Business
Dilma Rousseff, presidente do Brasil
A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro completa 100 anos podendo se orgulhar de ter contribuído muito para o estabelecimento de uma forte parceria entre Brasil e Estados Unidos.


Nesse seu primeiro século de existência, a AmCham Rio acompanhou de perto as mudanças ocorridas no Brasil, nos EUA e no mundo e soube se adaptar. Soube apoiar a força e a inventividade do empresariado dos dois países, decisivas para superar dificuldades conjunturais e gerar novas oportunidades.


A AmCham Rio chega a seu centenário em um momento muito propício das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.


Os Estados Unidos são, atualmente, nosso segundo maior parceiro comercial e o principal comprador de produtos manufaturados brasileiros. A corrente de comércio bilateral cresceu 85% nos últimos 15 anos, ultrapassando US$ 50 bilhões em 2015.


Hoje, mais de 30 mecanismos de diálogo entre os dois governos abrangem os temas mais variados, de comércio e investimentos a meio ambiente e desenvolvimento sustentável, passando por saúde, energia, ciência, tecnologia e inovação.


Almejamos avançar ainda mais. Temos uma rica agenda com o governo norte-americano sobre convergência regulatória e facilitação de comércio. No Brasil, estamos plenamente empenhados na meta de dobrar o fluxo de comércio bilateral na próxima década.


A tarefa de aumentar e diversificar o fluxo de comércio e de investimentos, assim como de intensificar o diálogo em muitas outras áreas, exige mais do que o empenho dos governos. É necessário que todos – governos, empresários e sociedade civil – estejam engajados na consecução de iniciativas que nos ajudem a seguir avançando em nossa relação estratégica, sempre em busca de benefícios concretos para nossos países e populações.


A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, a primeira da América Latina, será fundamental para seguir levando adiante esses compromissos.
Parabéns à AmCham Rio por seus 100 anos!


Dilma Rousseff, presidente do Brasil


Leia os depoimentos de outras autoridades:

Luiz Alberto Figueiredo Machado, embaixador do Brasil nos Estados Unidos

Gilberto Peralta, presidente da GE para o Brasil

Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro

James Story, cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro

Liliana Ayalde, embaixadora dos Estados Unidos no Brasil

Luiz Fernando Pezão, governador do Estado do Rio de Janeiro

Cassia Carvalho, diretora executiva do Brazil-U.S. Business Council
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.