Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Diversificação da matriz é caminho para segurança energética, diz especialista

28/01/2016 em Notícias
Na primeira reunião do ano do Comitê de Energia da AmCham Rio, Paulo César Cunha, da FGV Energia, ressalta potencial das fontes renováveis
Da esquerda para a direta: Claudia Monte, vice chairperson do Comitê; Manuel Fernandes, presidente do Comitê; Paulo César Cunha, consultor FGV energia; Steven Bipes, diretor-executivo da AmCham Rio.
A primeira reunião em 2016 do Comitê de Energia da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) traçou um panorama do momento político e econômico do setor. De acordo com Paulo César Fernandes da Cunha, consultor da FGV Energia, o setor sofre com a falta de previsibilidade e a insegurança regulatória assusta investidores: “as empresas hesitam em fazer apostas quando as regras podem mudar rapidamente”.


O especialista defendeu que a expansão da oferta de energia elétrica só virá com diversificação da matriz energética, ampliando a participação tanto do gás quanto das fontes renováveis. Ele destacou o potencial de novas unidades de produção de energia solar, eólica, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas porque são sustentáveis, diversificadas e abundantes no País.


“Essas fontes têm possibilidade de mudar a face das empresas. Essa é uma tendência mundial. Só é preciso achar formas de armazenar essa energia e distribuir com custos razoáveis”, disse.
A reunião também serviu para o planejamento dos trabalhos do comitê durante o ano. As principais preocupações para 2016 serão tributação e atração de investimentos em um setor com instabilidade política.


Participaram da reunião representantes do Consulado Americano, Demarest Advogados, EY, Fialdini Einsfeld Advogados, Fundação Getúlio Vargas, Integridade Consultoria, KPMG, Lobo & Ibeas Advogados, OceanPact Serviços Marítimos, Oil States, United Airlines, Wärtsilä Brasil e AmCham Rio.


Saiba mais:

Galeria de Fotos
https://www.flickr.com/photos/amchamrio/sets/72157663424884650

Especialistas debatem a eficiência operacional do licenciamento ambiental
http://www.amchamrio.com/site-noticia?noticiaSite.id=750

Brasil é o 1º no ranking de custo mais alto de energia para indústria
http://www.amchamrio.com.br/site-noticia?noticiaSite.id=709

Os desafios de Libra e o modelo de partilha em debate na AmCham Rio
http://www.amchamrio.com.br/site-noticia?noticiaSite.id=537


Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.