Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

SulAmérica celebra 120 anos de história

14/01/2016 em Notícias
Empresa comemora lucro recorde e vislumbra oportunidades de crescimento
Gabriel Portella, presidente da SulAmérica
A SulAmérica celebra 120 anos de história comemorando lucro líquido recorde no segundo trimestre de 2015 – R$ 123,5 milhões, com alta de 130% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Com forte crescimento, as receitas totais consolidadas alcançaram a marca de R$ 4,3 bilhões nestes três meses.

Maior seguradora independente do Brasil, com 7 milhões de clientes, a companhia tem cerca de 5 mil colaboradores. A rede de corretores independentes é de 30 mil parceiros. Além disso, a SulAmérica é a única seguradora no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa.

Fundada, em 5 de dezembro de 1895, por Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti, no Rio de Janeiro, a empresa continua com apetite para crescer. Em março de 2015, anunciou uma joint venture na qual responde por 49% da Healthways Brasil Serviços de Consultoria Ltda. Já a americana Healthways, maior provedora independente de soluções em saúde e bem-estar do mundo, detém 51%. O investimento é uma aposta na gestão de saúde, disse o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, em entrevista exclusiva para a Brazilian Business.


BRAZILIAN BUSINESS: Como manter a vitalidade da empresa aos 120 anos?

GABRIEL PORTELLA: Vivendo cada dia com muita atenção e, acima de tudo, com visão de longo prazo. Assim, nestes 120 anos, a história da SulAmérica se funde à história do seguro no Brasil. Pioneira em diversos lançamentos, a companhia reafirma essa atenção ao “hoje” e o olhar para o “amanhã”.
A construção de uma trajetória como essa é feita com muito engajamento de todos os colaboradores e executivos, com o apoio permanente dos acionistas, muitas parcerias, melhorias permanentes de processos, investimento contínuo em tecnologia, lançamento de produtos, um excelente relacionamento com corretores de seguros, parceiros e prestadores e visando à excelência no atendimento aos nossos segurados. Simples, não?
Vale destacar que desde o IPO, em 2007, temos apresentado excelentes ciclos de crescimento. Somos uma das poucas empresas que apresentaram retorno positivo aos acionistas desde a abertura de capital. As transformações que temos realizado têm como objetivo acelerar os resultados positivos dentro da nossa proposta multilinha. Atuamos em vários segmentos e nas diferentes etapas da vida de nossos clientes para oferecer soluções completas de proteção.


BB: Como serão as comemorações dos 120 anos?

GP: Chegar aos 120 anos de atuação no mercado nacional é motivo de muito orgulho para todos nós. As nossas comemorações serão dirigidas a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da companhia ao longo de todo esse tempo, incluindo colaboradores, parceiros de negócio, corretores e clientes.

BB: A empresa já passou por várias crises no Brasil. Qual é a estratégia para superar o atual momento da economia?

GP: É fato que 2015 seguirá com cenário macroeconômico desafiador, mas nossos resultados mostram que a SulAmérica está estruturada e posicionada para suportar períodos adversos e encontrar oportunidades de crescimento, tirando proveito do nosso modelo multilinha e comprometida com a sustentabilidade financeira.
Entre os fatores que contribuem para o alcance dos resultados positivos da companhia estão a manutenção da expansão comercial, a capilaridade de distribuição proporcionada pela rede de 30 mil corretores de seguros independentes, acordos e parcerias comerciais. Além disso, destaco a continuidade da política de subscrição focada em rentabilidade e a estratégia acertada de gestão dos ativos próprios da seguradora, somadas à disciplina na gestão de recursos.


BB: Quais são as perspectivas para os próximos anos?

GP: Grande parte da população brasileira ainda não possui nenhum tipo de seguros, diferentemente de outros países em que o setor de seguros já se encontra mais desenvolvido e consolidado. Para nós, essa realidade representa uma enorme oportunidade de crescimento, um mercado potencial que nos oferece fôlego para continuar crescendo.


BB: Qual é o impacto da Olimpíada para o setor de seguros?

GP: Os grandes eventos no Brasil, como a Copa e a Olimpíada, estimulam uma série de investimentos públicos e privados e, claro, aumentam consideravelmente a movimentação do setor de seguros. A SulAmérica está atenta às oportunidades que se apresentam e pronta para oferecer soluções para empresas e clientes.
Vale ressaltar que, além das oportunidades de crescimento do nosso volume de negócios, a marca SulAmérica naturalmente estará exposta no período em que serão realizados os Jogos Olímpicos na cidade. Temos uma longa história com o Rio de Janeiro e a companhia está presente em vários pontos estratégicos da cidade.


BB: O bairro Sulacap tem relação com a SulAmérica? Qual é a visão atual em relação à cidade?

GP: O nome do bairro se deve aos investimentos da companhia em infraestrutura na década de 1950, quando a Sulacap, braço de capitalização da SulAmérica na época, emprestou recursos para obras nesse bairro.
A SulAmérica tem uma relação muito próxima com o Rio de Janeiro. A companhia foi fundada, há quase 120, por Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti. Ao longo da história, participou ativamente da vida e do desenvolvimento da cidade com prestação de serviços à sociedade e geração de empregos. Para estreitar ainda mais o relacionamento com os cariocas, a companhia tem a Rádio SulAmérica Paradiso e o Centro de Convenções SulAmérica, um dos principais espaços de eventos da cidade, além de oferecer patrocínios a diversos eventos culturais.
A sede da companhia esteve localizada por muitos anos no centro do Rio de Janeiro, no edifício SulAmérica, construção histórica da cidade. Em 2009, a seguradora transferiu a sede para a Cidade Nova. O edifício contribui para a revitalização do bairro.


BB: Qual é o papel de instituições como a AmCham Rio?

GP: Instituições como a AmCham Rio funcionam como catalisadores de negócios, ou seja, são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer atividade econômica. Para a SulAmérica, a AmCham Rio tem se mostrado sempre um caminho ou ponto de partida para a empresa observar determinados mercados, além de fomentar o relacionamento com importantes parceiros e potenciais clientes.

Saiba mais sobre a história da empresa:
bit.ly/1LSyvBi
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.