Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

AmCham Rio discute regulamentação do lobby no Brasil

14/12/2015 em Notícias
Especialistas ressaltam a importância do profissional de relações governamentais na estratégia das empresas e no exercício da cidadania
Kelly Aguiar, do Irealgov, fala sobre relações governamentais no evento da AmCham Rio

A regulamentação do lobby no País e seu impacto para as empresas e cidadãos foram debatidos na última sexta-feira (11/12), no evento “Os desafios em relações governamentais no cenário brasileiro”. Promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Centro do Rio, a mesa redonda teve o apoio da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), Instituto de Relações Governamentais (Irelgov), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

O trabalho de relações governamentais é geralmente exercido por um profissional de relações públicas, responsável pela comunicação entre o setor privado, a sociedade e o governo. No Brasil, o segmento voltado ao relacionamento com órgãos públicos – também conhecido como lobby – ainda não é bem compreendido e aceito pela sociedade. Os especialistas na área atuam na organização dos pleitos e posicionamentos das instituições, apresentando problemas e propondo soluções às autoridades. “A interação com o governo é papel do cidadão de um país democrático. No Brasil, essa cultura ainda está em desenvolvimento”, afirmou Steven Bipes, diretor executivo da AmCham Rio e moderador do evento. Hoje, segundo o executivo, o principal desafio é a falta de um regulamento que amplie o conhecimento geral sobre a atividade e ofereça as diretrizes para o contato com os poderes Legislativo e Executivo.

O debate foi aberto por Elisa Diniz, diretora da Imagem Corporativa, seguida pela presidente interina do Instituto Brasileiro de Relações Governamentais (Irelgov), Kelly Aguiar. O presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Caio Bessa Rodrigues, apresentou as perspectivas para regulamentação da atividade no País, encerrando o primeiro painel. Por fim, William Morley, conselheiro de relações governamentais para assuntos do Congresso da U.S. Chamber of Commerce, apresentou, por videoconferência, as boas práticas utilizadas nos Estados Unidos, encerrando as palestras.

De acordo com Elisa Diniz, as empresas que investem em relações governamentais conseguem ter mais previsibilidade no ambiente de negócios. “É comum ouvir: tenho um sócio, que é o governo, e vivo apesar dele. Mas as relações governamentais permitem construir parcerias, trabalhar junto para melhorar as regras do jogo, aumentar a competitividade”, afirmou Elisa. Já Kelly Aguilar ressaltou que as ações de advocacy são ancoradas em estudos técnicos de alta qualidade. “Levamos estudos, dados técnicos, epidemiológicos, análises, cenários etc. Temos que mostrar as razões pelas quais estamos fazendo um pedido, uma demanda de qualidade. Não posso simplesmente dizer que achamos que isso ou aquilo é melhor”, disse Kelly.

Para Caio Leonardo Bessa Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), é importante obter o reconhecimento da ocupação do profissional de relações governamentais. “Temos que garantir transparência e estrutura para a prestação de contas”, apontou Rodrigues. William Morley, por sua vez, destacou a importância de ter o apoio de várias instituições ligadas ao setor privado. “Se eu me apresento em um encontro apenas como uma companhia é muito menos efetivo do que uma atuação junto à uma AmCham ou com outras companhias, por exemplo. Essa combinação de interesses faz a minha mensagem, o meu lobby, muito mais efetivo. Isso significa que algumas vezes somos obrigados a adequar nossa pauta de acordo com quem está ao nosso lado, mas isso faz parte do trabalho de lobby”, disse.


Saiba mais:

:: Confira as fotos do evento: http://bit.ly/1Qh0cqY
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.