Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Boas notícias em tempos de crise

07/12/2015 em Brazilian Business
Presidente da AmCham Rio faz um levantamento sobre 2015 e aponta o que ainda precisa ser melhorado em 2016
O ano de 2015 está terminando, mas o impacto da crise econômica e política não. Pesquisa do Grupo de Economia da Energia da UFRJ estima que apenas o setor de petróleo deixará de gerar R$ 62 bilhões em renda até 2019. A queda no preço do barril, problemas envolvendo a Petrobras e barreiras regulatórias fizeram com que as principais petroleiras revisassem investimentos. O Rio de Janeiro tem sido o Estado mais afetado. Houve perda de arrecadação, desemprego e instabilidade. O cenário, portanto, é de ajustes e de reforço no trabalho de melhorar o ambiente de negócios.

Porém, nem todas as notícias de 2015 foram ruins. A visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos marcou a melhora nas relações bilaterais. Em anúncio conjunto com o presidente Barack Obama, em Washington, foi estipulado que, até o próximo dia 30 de junho, o Brasil ingressará no Global Entry Program, que permite evitar fila de imigração a quem tem cadastro pré-aprovado. O próximo passo, agora, será avançar nas negociações para o Visa Waiver Program, que torna desnecessário o visto de viagens para os Estados Unidos – e para os americanos que vierem ao Brasil –, pleito antigo da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio).

Também foi firmado o compromisso de ratificar o Acordo de Facilitação de Comércio e de estruturar os portais únicos de comércio brasileiro e americano. No campo previdenciário, houve a assinatura do Acordo de Previdência Social (U.S. Brazil Social Security Totalization Agreement).

Além de trazer ganhos a brasileiros e americanos para fins de aposentadoria, ele reduz a possibilidade de dupla tributação no que tange ao recolhimento de contribuições sociais nos dois países. Na área tributária, entrou em vigor o Acordo para a Melhoria da Observância Tributária Internacional e para a Implementação da Lei de Conformidade Tributária sobre Contas no Exterior (Foreign Account Tax Compliance Act – Fatca), que promove o intercâmbio de informações fiscais e a assistência mútua em assuntos tributários entre Brasil e Estados Unidos.

O ano que vem reserva datas comemorativas importantes. No dia 16 de abril, a AmCham Rio completará 100 anos de fundação. Em maio, haverá a cerimônia de posse da nova diretoria da câmara, que será anfitriã do Business Future of the Americas, evento da Association of American Chambers of Commerce in the Caribbean & Latin America & Caribbean – Aaccla . E, no dia 5 de agosto, começará a Rio 2016. Eventos que oferecem uma janela de oportunidades para celebrar boas notícias e atrair novos investimentos.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.