Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Parcerias para inovar e crescer

04/12/2015 em Notícias
Em evento no Rio, diretor do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia dos EUA (Nist) fala sobre inovação e parcerias internacionais
Diretor do Nist apresenta os avanços da instituição para os representantes do Inmetro
Investir em parcerias com universidades e centros de pesquisas qualificados foram os caminhos encontrados pelo Instituto Nacional de Normas e Tecnologia dos EUA (Nist, em inglês) para fomentar a inovação e a competitividade no mercado americano. Esta fórmula foi apresentada pelo diretor da instituição, Willie E. May, durante encontro realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Rio de Janeiro, dia 2 de novembro.

“Nós percebemos que não podíamos deixar as nossas pesquisas apenas no nosso campus. Precisávamos aumenta-las. Foi neste momento que as parcerias com as instituições de ensino vieram de forma natural. Além de fomentar a expertise da mensuração, os centros de pesquisa têm um papel fundamental de educar e treinar conceitos de inovação nos profissionais envolvidos”, afirmou May, dando como exemplo o Centro Comunitário de Excelência em Resiliência, da Colorado State University.

Esta parceria foi defendida pelo representante do Inmetro, Carlos Alberto Aragão de Carvalho. Para ele, o país enfrenta problemas internos que interferem no desenvolvimento da inovação. “Nós estamos trabalhando para fomentar ainda mais estas ideias no Brasil. Por isso, um diálogo aberto com as outras instituições internacionais tem uma grande importância. Além de trazer acadêmicos de universidades americanas para o país, nós queremos continuar parcerias com laboratórios de pesquisa e empresas brasileiras”, comentou Carvalho.

No Brasil, o exemplo mais próximo destes laboratórios é o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O empreendimento – próximo ao campus da faculdade - se tornou o centro de pesquisa de grandes empresas multinacionais, que desenvolvem novas ideias inovadoras para diversos setores, como energia e tecnologia.

Segundo o Índice Global de Inovação de 2015, o país é o 70º colocado em inovação no mundo, ganhando do Peru, da Argentina e da Índia e perdendo para a Suíça, Estados Unidos e Suécia.


Saiba mais:

:: Confira as fotos do encontro - http://bit.ly/1jAH4Fr
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.