Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Especialista analisa os desafios do setor de gás no Brasil

01/12/2015 em Notícias
Incentivar a exploração e revisar a legislação energética foram algumas das medidas citadas durante reunião do Comitê de Energia da AmCham Rio
Membros do Comitê de Energia da AmCham Rio atentos a palestra do executivo da Parnaiba Gás Natural

O Brasil tem um grande potencial de gás natural para ser explorado, mas é preciso um maior empenho de políticas públicas para melhorar o ambiente do setor no país. A análise foi feita por Damian Popolo, gerente de relações institucionais da Parnaíba Gás Natural, durante palestra na reunião do Comitê de Energia da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), realizada no dia 26 de novembro.

Além da resolução de problemas estruturais, o executivo defende uma revisão nas normas regulatórias do setor. “Um dos pontos citados na regulamentação é que a empresa precisa provar reservas totais (de gás) de 15 a 20 anos para poder ganhar leilão de energia elétrica. Não existe empresa no mundo que tem como objetivo repor as reservas neste prazo. É muito tempo. Uma grande empresa coloca uma meta de no máximo 10 anos”, afirmou Popolo.

Apesar de uma maior disponibilidade de gás no Brasil, a adesão por indústrias ainda é tímida. “Provavelmente existe um grande mercado reprimido pelo uso industrial do gás no Brasil. Vemos empresas brasileiras deixando o país justamente por questões ligadas a este tipo de energia, preferindo abrir instalações em lugares onde o hidrocarboneto é mais abundante e barato” comentou o executivo.

Como solução para reverter este quadro, o executivo aponta algumas medidas que podem ajudar no processo a curto prazo. “A primeira seria diversificar de forma acelerada a capacidade de exportação do gás natural liquefeito (GNL) no país. A segunda é a de um grande programa de incentivo para produção e exploração de gás natural em terra”, concluiu Popolo.

Saiba mais:

:: Confira as fotos da reunião - http://bit.ly/1TgNu9E
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.