Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Tecnologias na sala de aula

12/11/2015 em Notícias
Novos sistemas operacionais inteligentes irão aprimorar o aprendizado educacional e fomentar novos negócios
Thiago Moraes, da IBM, durante palestra na Conitec 2015 (Divulgação)
Novas tecnologias estão renovando a sala de aula, além de gerar oportunidades de negócio. A análise foi apresentada pelo desenvolvedor de programas de TI da IBM Brasil, Thiago Guimarães Moraes, durante sua palestra na 5ª edição da Congresso Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (Conitec), realizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) no dia 11 de novembro. O evento teve o apoio institucional da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio).

De acordo com o executivo, a introdução de qualquer tecnologia no ambiente escolar pode gerar novas demandas, oferecer diversas oportunidades ao passo que também apresenta inúmeros desafios às instituições de ensinos. Nesta nova era educacional, sistemas operacionais inteligentes poderão auxiliar educadores na descoberta de características pessoais que possam ajuda-los no aprendizado dos alunos.

“Professores podem ser auxiliados por sistemas cognitivos para aprender sobre o aluno de modo a tomar as melhores decisões, não somente com base em dados estruturados, mas mergulhando na nuance da personalidade, do tom de voz, do sentimento, do estado emocional, das condições ambientais, das relações pessoais, entre outros” disse Moraes.

Os avanços estão relacionados à computação cognitiva, sistemas que interagem de forma integrada com os seres humanos por meio da compreensão de linguagem natural e capacidade de aprendizagem que se assemelha ao raciocínio humano. “A computação cognitiva terá um papel significativo na descentralização e disseminação dos saberes. E isso afetará a escola, claro, que é o órgão legítimo de transmissão de saberes. Assim como a Internet, a computação cognitiva é uma tecnologia disruptiva. Enquanto a primeira contribuiu para democratização da informação, a segunda vai permitir democratizar os saberes”, concluiu o desenvolvedor de programas de TI da IBM Brasil, empresa associada à AmCham Rio.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.