Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Especialistas analisam os principais aspectos do eSocial

30/10/2015 em Notícias
Em debate as novidades e as dúvidas do programa criado pelo governo federal
Membros do governo envolvidos no eSocial discursam na AmCham Rio
O eSocial, ferramenta criada pelo governo federal para facilitar o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas pelas empresas, entrou em vigor no início de outubro. Para falar sobre as novidades do programa e auxiliar nas dúvidas dos gestores, a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) convidou especialistas envolvidos com o projeto e realizou um debate nesta quinta-feira (29/10). O evento teve o patrocínio da TMF Group.

Além de apresentar os benefícios que o mecanismo proporciona às organizações, o auditor-fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho, Alex Bolsas, explicou que o armazenamento unificado de informações irá dar mais agilidade a diferentes setores trabalhistas. “A prestação de dados será realizada uma única vez e será compartilhada com outros órgãos públicos, como a Caixa Econômica Federal e a Previdência Social. Isso fará com que seja eliminada a redundância das informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas em diferentes sistemas”, afirmou Bolsas.

Para Daniele de Oliveira Gomes, coordenadora de filial da GIFUG/RJ da Caixa Econômica Federal, a troca de informações também irá facilitar a gestão de benefícios trabalhistas, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Um dos maiores trunfos do programa será a otimização de processos. Além de agilizará o processo de devolução de valores do FGTS, o sistema irá auxiliar no armazenamento de informações sobre transferência e desligamento de funcionários”, apontou Daniele.

João José do Desterro, moderador do debate e coordenador do eSocial para o Ministério do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, afirmou que o programa “integrará diferentes setores do ambiente empresarial, já que o mesmo necessita de uma maior comunicação entre os departamentos para um cadastro correto de informação”.

Também participaram do debate a chefe do Serviço de Administração de Informações de Segurados do INSS, Regina Hygino, e o auditor-fiscal João Metelo, do Ministério do Trabalho e Emprego.


Saiba mais:

:: Confira as imagens do evento no nosso Flickr
http://bit.ly/1KHQRQb
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.