Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Setor privado discute a agenda de facilitação de comércio com os EUA

30/10/2015 em Notícias
Reunião apontará temas a serem discutidos nos próximos diálogos comerciais entre o Ministério do Desenvolvimento (Mdic) e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC)
Para identificar e priorizar temas de interesse setorial na área de facilitação de comércio com os Estados Unidos, representantes do setor privado vão se reunir no dia 10 de novembro (terça-feira), no escritório da CNI em São Paulo. A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) será uma das instituições presentes e convida os associados que quiserem participar.

Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Aliança Procomex e o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu), o encontro dará os insumos para serem discutidos nos próximos diálogos comerciais entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC).

Entre os temas em discussão, a burocracia nos processos de exportações - uma das maiores reclamações do setor privado brasileiro. O evento será voltado para profissionais ligados ao setor de comércio exterior ou que tenham interesse em fazer novos negócios com empresas americanas.

Para a AmCham Rio, o encontro é uma oportunidade para defender sua pauta de prioridades, como o avanço nas negociações para ratificar o Acordo de Facilitação de Comércio, um compromisso assumido pelos governos brasileiro e americano em Comunicado Conjunto de 30 de junho de 2015.

A câmara também quer facilitar a cooperação em relação aos Portais Únicos de Comércio Exterior, medida que visa fortalecer o intercâmbio de informações de comércio exterior brasileiro e americano para aumentar a eficiência e a competitividade. Com a iniciativa, haverá redução de prazos e de custos, maior transparência, previsibilidade e simplificação de processos. Pelo lado brasileiro, a expectativa é que esse portal esteja em pleno funcionamento em 2017. Do americano, a previsão de conclusão das atividades de modernização para aprimorar a segurança e a facilitar o fluxo de mercadorias é dezembro de 2016.

Saiba mais:
CNI
http://www.portaldaindustria.com.br/cni/

Intercâmbio de informações fiscais entre Brasil e EUA
http://amchamrio.com.br/site-noticia?noticiaSite.id=817

O regime jurídico dos expatriados no Brasil
http://amchamrio.com.br/site-noticia?noticiaSite.id=820

Flexibilização das regras do pré-sal para destravar investimentos
bit.ly/1W2NXxP

Mudanças para desenvolver o pré-sal
http://amchamrio.com/site-noticia?noticiaSite.id=758

O desafio é manter a atratividade da indústria de petróleo e gás no Brasil
bit.ly/1KfRhAD

Brazilian Business
http://www.amchamrio.com.br/site-perfil

LinkedIn
http://www.amchamrio.com.br/linkedin

Facebook
http://www.amchamrio.com.br/facebook

Twitter
http://www.amchamrio.com.br/twitter
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.