Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Cinco dúvidas sobre SPED

28/09/2015 em Notícias
Confira as dicas contábeis nas etapas de implementação do SPED elaboradas pela nossa associada Nasajon Sistemas
Na próxima quarta-feira (30/9), termina o prazo de adequação das empresas à Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que é a próxima etapa de implantação do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

A ECF substituirá a DIPJ - Declaração de Informações Econômico-fiscais, já que unificará as informações fiscais destinadas à Receita Federal em apenas um arquivo digital. As pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil passarão a apresentar suas informações de origem contábil e fiscal para apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

A Nasajon Sistemas, especialista em software de gestão e contabilidade, listou as cinco dúvidas mais comuns:


1 – Empresas que não foram obrigadas a entregar a ECD (Escrituração Contábil Digital) – outro subprojeto do SPED – e agora precisam entregar a ECF. Elas devem informar no registro da ECF que eles são do regime de escrituração do tipo L (através de livro Caixa);

2 – Companhias inscritas no regime de lucro real não sabem preencher o e-lalur (versão digital do livro de apuração do lucro real). As questões são de caráter contábil mesmo, elas não sabem como preencher os dados agora que são obrigatórios;

3 - Pessoas Jurídicas com situações especiais como fusões, aquisições, e outras, ocorridas no ano-calendário 2014 devem entregar a DIPJ, pois a ECF desse ano não aceita. Para os anos posteriores, deverão aguardar a publicação das tabelas para o novo período;

4 – Muitas dúvidas de preenchimento por conta do layout da ECF. São muitas fichas para preencher e o tema ainda é novo. As empresas que estão fazendo sem auxílio de um software e assessoria, ou seja, diretamente no validador da Receita Federal, provavelmente estão perdendo mais tempo;

5 – Juntar o arquivo já entregue da ECD com a ECF. Na etapa anterior, o layout da ECD sofreu algumas mudanças e agora na hora da recuperação desse arquivo as companhias estão se deparando com erros cometidos antes do layout final. Algumas precisam até fazer uma retificação do ECD.


Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.