Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Moda das comunidades para o mundo

14/09/2015 em Notícias
ONG ModaFusion desfila criatividade para integrar e capacitar jovens talentos cariocas
Membros do Comitê de Responsabilidade Social Empresarial posam com a sócia da ONG ModaFusion
O universo da moda foi o caminho encontrado pela ONG ModaFusion para integrar e capacitar moradores de comunidades carentes do Rio. O sucesso das iniciativas do grupo pode ser medido nos resultados: mais de 200 famílias já foram beneficiadas em menos de dez anos de atividades. A sócia da instituição, Andrea Fasanello, falou sobre as ações da organização durante a reunião do comitê de Responsabilidade Social Empresarial da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), realizada na sexta-feira (11 de setembro).

As coleções de roupas e acessórios produzidas com o apoio da ONG são vendidas no Brasil e exportadas para outros países. A confecção se apoia nos pilares da sustentabilidade, contemplando os aspectos econômicos, sociais e ambientais. A produção usa materiais orgânicos e reciclados. Já as ideias e a operacionalização vêm de dentro das próprias comunidades, por meio de oficinas criadas pela organização. A Casa Geração Vidigal, na zona sul do Rio, é um exemplo. O núcleo atua como um centro de formação de moda para jovens, sendo gratuito para moradores de comunidades do Rio.

Para Andrea, aproveitar o talento de moradores de comunidades e valorizar a produção local são legados do projeto. “ O trabalho destas pessoas tem um valor tão grande que impressiona os jornalistas e especialistas internacionais de moda que visitam o Brasil. Eles voltam aos seus países com uma visão muito positiva de todo o processo criativo e operacional”, afirmou Andrea, apontando que as peças da ONG já foram expostas nas prateleiras da loja Collete de Paris e que o projeto tem como madrinha a ex-primeira dama da França, Carla Bruni.

Fundada em 2006, a ModaFusion tem planos de expandir o conceito da Casa da Geração para outras localidades do Rio. “Estamos querendo montar uma na comunidade do Salgueiro e outros núcleos de moda pelas comunidades da cidade”, concluiu Andrea.

A vice-presidente do comitê, Fabiane Luisi Turisco, ressaltou a importância das iniciativas inclusivas: “precisamos ampliar o nosso olhar sobre o modelo econômico que vivemos e buscar sempre a inovação. A responsabilidade social é um dos caminhos para a sustentabilidade da economia”.

A reunião contou com a presença de representantes da Associação Comercial do Rio, Chediak Advogados, Wärtsilä Brasil e Xerox.


Saiba mais:

Conheça a ONG:
http://www.modafusion.org/

Brazilian Business
http://www.amchamrio.com.br/site-perfil

LinkedIn
http://www.amchamrio.com.br/linkedin

Facebook
http://www.amchamrio.com.br/facebook

Twitter
http://www.amchamrio.com.br/twitter
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.