Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Vitória receberá reunião internacional de agentes marítimos

31/08/2015 em Notícias
Associações e sindicatos patronais de agentes marítimos de 40 países debaterão temas ligados ao afretamento de navios
A reunião anual da Federation of National Associations of Ship Brokers and Agents (Fonasba) será realizada entre os dias 12 e 16 de outubro no Hotel Golden Tulip Porto Vitória. O evento, organizado pela Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), tem o apoio institucional da Câmara de Comércio Americana do Espírito Santo (AmCham ES), associada da AmCham Rio.

Durante cinco dias, presidentes de associações e sindicatos patronais de agentes marítimos de 40 países irão se reunir em assembleias para discutir temas relevantes à atividade de agenciamento marítimo e afretamento de navios. A expectativa é de que mais de 120 pessoas ligadas ao setor de agências marítimas estejam em Vitória.

Os agentes marítimos são os profissionais que representam os donos de embarcações nos portos diante às autoridades portuárias. Eles também são os responsáveis por fazer a ligação entre as embarcações e os despachantes aduaneiros e operadores portuários.

A presença do Brasil na reunião deverá ser expressiva. De acordo com dados do Fenamar, o País tem, aproximadamente, 300 agências marítimas associadas, sendo que 80 estão concentradas em Vitória e no Rio de Janeiro.

De acordo com Luiz Fernando Leitão, diretor-superintendente da AmCham ES, o mercado de exportação e importação é muito forte no Espírito Santo. “Somos o maior complexo portuário do País e acreditamos que eventos como esse evidenciam ainda mais o Estado no cenário mundial do setor”, afirmou Leitão.

A ideia de sediar o evento foi apresentada pela Fenamar em uma reunião do comitê executivo da Fonasba realizada em Gotemburgo, na Suécia. De acordo com Waldemar Rocha Jr., presidente da agência brasileira, “Vitória foi escolhida pela importância que tem como complexo portuário, além dos atrativos naturais da cidade e do Estado do Espírito Santo”. Mesmo assim, o presidente também ressalta a importância de mudanças estruturais e jurídicas para o melhor funcionamento das atividades dos agentes no Brasil. “Ainda temos que encontrar soluções para alguns entraves como excesso de burocracia, infraestrutura deficiente e má dragagem dos portos”, apontou Rocha Jr.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.