Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

O alcoolismo e as drogas ilícitas no meio corporativo

20/08/2015 em Notícias
Programas de educação são importantes ferramentas de promoção da saúde e prevenção de doenças, dizem especialistas
José Mauro Braz de Lima e Gilberto Ururahy (ao microfone) participam do debate 'Alcoolismo e Drogas Ilícitas no Meio Corporativo'
No Brasil, menos de 10% das empresas implementam programas de educação e prevenção sobre alcoolismo e drogas. Este é um quadro preocupante e que precisa ser revertido, afirmou José Mauro Braz de Lima, médico e professor universitário, durante o debate "Alcoolismo e Drogas Ilícitas no Meio Corporativo", realizado pelo Comitê de Saúde da Câmara de Comércio Americana do Rio (AmCham Rio) na última quarta-feira (19 de agosto).

Braz de Lima explicou que programas de conscientização são eficazes. O tema deve ser tratado abertamente com os todos os colaboradores da empresa. “Seja por palestras ou apresentações, a empresa precisa fazer com que o funcionário entenda os riscos do uso de álcool e drogas”, explicou.

No ambiente de trabalho, alguns dos sinais mais visíveis estão associados à diminuição da produtividade e à baixa assiduidade. Já na saúde, os quadros podem agravar desde complicações psicológicas e cardíacas até casos de cirrose hepática. Os gestores precisam “entender o problema e, dependendo da situação, encaminhar o colaborador a um departamento de saúde, que será responsável por iniciar o tratamento mantendo sigilo e discrição”, apontou Braz de Lima.

Os programas de prevenção não devem ficar restritos aos adultos, ressaltou o médico Gilberto Ururahy, presidente do Comitê de Saúde da AmCham Rio e diretor da Med Rio Check‐Up: “os adolescentes sentem a falsa sensação de relaxamento ao ingerirem bebidas alcoólicas e acabam tomando gosto por isso”. O especialista defendeu a informação como forma de reverter esta situação. “Já é tempo de o governo colocar rótulos mostrando os problemas que as bebidas causam, além de um controle mais rigoroso para evitar a venda de álcool para menores”, concluiu Ururahy.

Saiba mais:

Outras imagens do evento
https://www.flickr.com/photos/amchamrio/sets/72157655142110544

Alcoolismo e Drogas Ilícitas no Meio Corporativo
http://www.amchamrio.com.br/site-evento?evento.id=142

Brazilian Business
http://www.amchamrio.com.br/site-perfil

LinkedIn
http://www.amchamrio.com.br/linkedin

Facebook
http://www.amchamrio.com.br/facebook

Twitter
http://www.amchamrio.com.br/twitter
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.