Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Marketing de conteúdo como ferramenta para negócios de todos os tamanhos

19/08/2015 em Notícias
Especialistas reúnem dicas para melhorar posicionamento de uma página em sites de busca, ampliar a audiência e efetivamente convertê-la em negócios
Diego Gomes (Rock Content), Daniel Fernandes (Casa da Criação), Alex Moraes (MarketingDigital.com.br), Noel De Simone (Comitê de Marketing) e Rudi Ribeiro Jr. (HubSpot, via Skype) participam de debate sobre marketing de conteúdo
Estar bem posicionado nos sites de busca é fundamental em um mercado no qual o consumidor busca informações na internet enquanto consolida sua decisão de compra, mas não é tudo. Há uma série de ferramentas voltadas para converter uma boa audiência em negócios, como mostrou o debate “Content Marketing: uma estratégia efetiva para grandes, médias e pequenas empresas”, realizado pelos comitês de Marketing e de Entretenimento, Esportes e Cultura da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio).

O evento, que ocorreu na terça-feira (18 de agosto), teve a participação de Alex Moraes (Diretor de Marketing do portal MarketingDigital.com.br), Rudi Ribeiro Jr. (Especialista de Inbound Marketing e Vendas Inbound na HubSpot), Daniel Fernandes (Head of Digital da Casa da Criação) e Diego Gomes (Co-fundador da Rock Content), além de Noel De Simone (presidente do Comitê de Marketing) e apresentação de Nadia Stanzig (Gerente de Produtos e Serviços).

“O marketing de conteúdo tem a capacidade de coordenar todos os esforços de marketing em qualquer negócio, independentemente de ser digital ou não. O conteúdo pode fazer você se tornar uma autoridade em sua área”, disse Moraes.

Dos Estados Unidos, falando de Boston via Skype, Rudi Ribeiro Jr. abordou o conceito de inbound marketing, ferramenta que está bastante associada ao marketing de conteúdo. De uma maneira geral, a estratégia está dividida em quatro fases: atração (com um conteúdo que interesse a um potencial cliente), conversão, venda e fidelização. “O inbound marketing foi criado com a intenção de começar a alcançar o público desde o primeiro momento em que ele começa a pesquisar na internet sobre um assunto até ele se tornar um cliente da sua empresa, e, satisfeito, virar um promotor”, explicou Jr.

Para elaborar o conteúdo voltado para o cliente ideal de sua empresa, há uma série de técnicas. Uma delas é a criação das chamadas “personas”: personagens fictícios, com nome, idade sexo e estilo de vida determinados a partir de um levantamento de informações – estilo de vida, rotina de trabalho etc. Personificando o público-alvo, o conteúdo torna-se muito mais efetivo dentro do processo de venda.

“A criação de personas e o entendimento da jornada do cliente são coisas essências para o marketing de conteúdo. O ideal é entender os principais desafios do cliente, quais são suas dificuldades e aspirações inclusive numa dimensão pessoal. Tudo isso para, no fim do dia, saber como posso ajudar esse cara em cada etapa do processo de compra”, explicou Gomes.

Na hora de difundir todo esse conteúdo é fundamental entender quais são os canais mais relevantes para sua empresa a partir dos hábitos e costumes dos clientes. Isso é o que vai determinar as estratégias de direcionamento a blogs, redes sociais, vídeos, e-mails, sites etc. “Todos nós temos o desafio de estar permanentemente tentando acompanhar as novidades”, afirmou De Simone.

Quem está pensando em mergulhar no marketing de conteúdo, porém, precisa estar atento ao tempo. Há um período mínimo para que os resultados apareçam de forma expressiva. Em geral, disseram os especialistas do debate, isso não acontece no curto prazo – alguns estudos indicam que são necessários pelo menos nove meses. “Existe uma questão de tempo. O marketing de conteúdo não é tão imediatista quanto a mídia”, ressaltou Daniel Fernandes.

Saiba mais:
As melhores imagens do debate na AmCham Rio
https://www.flickr.com/photos/amchamrio/sets/72157655110012433

Content Marketing: uma estratégia efetiva para grandes, médias e pequenas empresas
http://www.amchamrio.com.br/site-evento?evento.id=157

Marketing de conteúdo
http://www.marketingdeconteudo.com.br/
http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-inbound-marketing/

Marketing digital
http://www.marketingdigital.com.br/

Venda inbound
http://www.vendainbound.com/

Rock Content
http://rockcontent.com/

Hubspot
http://br.hubspot.com/

Zona Internet
http://www.zonainternet.com/

Guia de criação de personas
http://marketingdeconteudo.com/guia-criacao-personas/

Brazilian Business
http://www.amchamrio.com.br/site-perfil

LinkedIn
http://www.amchamrio.com.br/linkedin

Facebook
http://www.amchamrio.com.br/facebook

Twitter
http://www.amchamrio.com.br/twitter
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.