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"Exportação é a chave para a retomada do crescimento econômico do Brasil"

10/08/2015 em Notícias
Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, detalha o Plano Nacional da Cultura Exportadora
Armando Monteiro diz que exportações são fundamentais para o crescimento Foto: José Cruz/Agência Brasil
As exportações são a chave para a retomada do crescimento, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, durante o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, em Belo Horizonte, na última quarta-feira (5 de agosto). Participaram do evento o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior.

A iniciativa é o braço regional do Plano Nacional de Exportações – lançado pelo Governo Federal em junho deste ano – e tem o objetivo de aumentar o número de empresas mineiras que operam no comércio exterior e, consequentemente, aumentar as exportações de produtos e serviços do Estado. Minas Gerais foi o primeiro estado a receber o Comitê Gestor do PNCE, que será responsável por monitorar a performance do programa com as empresas do estado. Inicialmente, 2 mil empresas de 15 setores econômicos estão aptas a participar do programa. A meta é cobrir todos os estados brasileiros até o final de 2016. Os próximos estados a receber comitê gestor são Rio Grande do Sul e Pernambuco.

O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, explicou que o principal objetivo do plano é aumentar e diversificar as exportações. "Vamos focar em três frentes: identificação das empresas com potencial exportador; trabalhar para que o comércio exterior se torne uma atividade habitual dessas empresas; e incentivar a diversificação - tanto da pauta quanto de destinos - de empresas que já exportam com regularidade", disse.

As empresas participantes do PNCE vão contar também com apoio dos parceiros na elaboração de avaliação de seus produtos e serviços, consultoria de inteligência comercial (que avalia em quais mercados aquele produto ou serviço tem potencial de venda), participação em missões comerciais e rodada de negócios com compradores estrangeiros; e outros.

O PNCE é desenvolvido em cinco etapas bem definidas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. O programa conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão. Outras informações: mdic.gov.br.

Saiba mais:

Henrique Rzezinski, diretor e ex-presidente da AmCham Rio, analisa o Plano Nacional de Exportações - http://www.amchamrio.com.br/site-noticia?noticiaSite.id=790

Steven Bipes é o novo diretor executivo da AmCham Rio - http://www.amchamrio.com.br/site-noticia?noticiaSite.id=787

Brazilian Business - http://www.amchamrio.com.br/site-perfil
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