Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Blindagem contra a crise

em Finanças e Investimentos
Diretor do BNB analisa impacto da turbulência econômica mundial no Brasil

Foto: Sérgio Forte, superintendente de Gerenciamento Estratégico do BNB



A crise hipotecária americana originou a retração do mercado de crédito que, por sua vez, contaminou a economia global. Para entender os efeitos da turbulência internacional e como enfrentá-la, a Amcham convidou Sérgio Forte, superintendente de Gerenciamento Estratégico do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Banco de financiamentos de longo prazo, o BNB é responsável por 63% do crédito concedido no Nordeste.   



"Fatores que podem ajudar o Brasil a resistir à crise são o grande potencial do mercado interno, reservas elevadas em dólar, redução do empréstimo compulsório dos bancos, grandes reservas de petróleo e gás e exportações diversificadas. Outra  boa notícia foi o anúncio da operação de swap com os Estados Unidos, no valor de US$ 30 bilhões".

Apesar da crise ter se iniciado nos EUA, o executivo disse que os ativos mais importantes do mundo ainda são o dólar e os títulos americanos: "É o país mais capitalizado do mundo, com recursos suficientes para dar uma resposta rápida à turbulência do mercado. Espero que agora haja um controle maior para que essa situação não se repita".

Leia a matéria completa na edição de dezembro da Brazilian Business.

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.