Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

As lideranças e a Responsabilidade Social Empresarial

27/07/2015 em Notícias
Fabiane Luisi Turisco, vice-presidente do comitê de RSE da AmCham Rio, compila reflexões do Comitê de Responsabilidade Social da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro
A partir de uma dinâmica que estimulou o diálogo, comitê de RSE analisa o papel da liderança
Por Fabiane Luisi Turisco, vice-presidente do comitê de RSE da AmCham Rio

Tantas responsabilidades e expectativas já são projetadas aos nossos líderes.  Entender, vivenciar e aplicar ações relacionadas à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) seria mais um desafio que as lideranças precisam encarar, levando em consideração um contexto no qual as empresas também estão sendo avaliadas por sua estratégia de RSE? Buscar a convergência dos legítimos interesses econômicos da empresa, do meio ambiente e da sociedade é um tema prioritário?

Estas reflexões nortearam o encontro do Comitê de Responsabilidade Social da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), em 16 de abril. Estiveram presentes Ana Paula Macieira (coordenadora do comitê RSE da AmCham Rio), Carlos Vitor Strougo (Kadan Headhunters e vice-presidente do comitê de Recursos Humanos da AmCham Rio), Claudio Motta (editor da AmCham Rio), Fabiane Luisi Turisco (Instituto Pro Natura e vice-presidente do comitê de RSE), Fernanda Orengo (Michael Page Executive Search), Jocelina Valle Zacharias (Odebrecht Óleo e Gás), Marliane de Jesus Mendonça (Light), Nadia Maria Rebouças de Carvalho (Rebouças & Associados Serviços de Marketing), Nadia Stanzig (Gerente de Produtos e Serviços da AmCham Rio), Rafael da Silva Lourenço (então diretor-superintendente da AmCham Rio), Rafael Viana (Oceaneering Brasil), Samara Tome Costa (Instituto Brasil-Estados Unidos), Silvina Ana Ramal (ID Projetos Educacionais e presidente do comitê de RSE), Virginia Salgado Calabria (Light) e Viviane Prado (Michael Page International).

A partir de uma dinâmica que estimulou o diálogo, posicionamentos importantes foram compartilhados. A RSE deve:

  • * Ser promovida pelas lideranças e trabalhada com os colaboradores da empresa, tendo a educação como uma forte ferramenta;

  • * Apoiar discussões sobre as relações de trabalho;

  • * Falar a linguagem do negócio;

  • * Envolver todos stakeholders, não ficando restrita somente aos projetos sociais;

  • * Ir além de grandes projetos, pois também está presente em ações simples.


Capitanear essas mudanças na organização faz parte do papel das lideranças para corresponder ao anseio de uma postura mais ética por parte dos empregados e da sociedade que são, em última instância, o seu mercado. Porém, as lideranças são reflexos dos liderados. E, para transformar ou tocar as lideranças, temos que transformas as pessoas.

Aí reside o desafio! É necessário abordar questões não tão comuns ao mundo corporativo tais como: emoções, consciência, transformação do ser, nova “visão de mundo”, entre outras.  Não há como falar em Responsabilidade Social e Lideranças sem pensar em Desenvolvimento Humano.

Entretanto, não são as informações que transformam pessoas, mas as emoções, enfatizou Nádia Rebouças, nossa convidada especial. Temos que tocar os sentimentos durante a abordagem das questões relacionadas à RSE, bem como admitir que, ao contrário da lógica cronológica empresarial, a transformação só ocorre no longo prazo.

É imprescindível saber quem somos e onde queremos chegar: como podemos ser úteis a nosso progresso individual e coletivo, ao progresso da empresa e ao progresso do planeta.

Caberá ao líder buscar em si mesmo a transformação para vivenciar a RSE e promover o adequado espaço para que seus liderados também sejam líderes e responsáveis por sua própria vida e progresso.  A partir disto, que possam vivenciar a Responsabilidade Social em todas as suas escolhas.

 

Saiba mais:

Confira imagens da reunião

https://www.flickr.com/photos/amchamrio/sets/72157651607534508/

Especialistas em Responsabilidade Social Empresarial falam sobre os desafios diante de um cenário de crise

http://www.amchamrio.com/site-noticia?noticiaSite.id=717

As relações entre os Recursos Humanos e a Responsabilidade Social

https://youtu.be/hdVULzDWNuE

Prêmio Brasil Ambiental

http://premiobrasilambiental.com/

10º PBA

https://youtu.be/RU2spwUAqP4

Nádia Rebouças Consultoria

http://www.reboucaseassociados.com.br/home.php
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.