Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Compromisso bilateral para enfrentar as mudanças climáticas

01/07/2015 em Notícias
Brasil e Estados Unidos anunciam acordo de controle de emissões e pretendem influenciar encontro climático da ONU que será realizado em dezembro, na França
Dilma fala a empresários brasileiros e americanos durante Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, em Washington. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Brasil e Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira, em Washington, compromisso de combater as mudanças climáticas. A posição conjunta dos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama aumenta as expectativas para que a conferência do clima da ONU, que será realizada em dezembro, em Paris – COP 21 – consiga costurar um acordo global. No mesmo dia, a China anunciou suas metas de redução de emissões, a partir de investimentos em energia renovável.

Brasileiros e americanos pretendem atingir a meta de 20% de participação de fontes renováveis em suas matrizes energéticas. O acordo foi fechado na visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos. A presidente também se comprometeu a restaurar 12 milhões de hectares degradados até 2030.

“Subscrevemos, também, ambiciosa declaração conjunta em matéria de mudança do clima, reiterando o compromisso comum com a redução de emissões de gases de efeito estufa e o lançamento de uma iniciativa presidencial conjunta sobre o uso sustentável da terra. Vale lembrar a todos aqui que o Brasil reduziu em 41% as emissões de carbono desde 2005, e os Estados Unidos reduziram 20%. As duas são as duas maiores reduções ocorridas no mundo em relação a emissões de gases de efeito estufa, o que é extremamente importante e significativo. Olhando para frente, temos de ter objetivos ambiciosos, e as metas para 2030, notadamente em energia renovável, são chaves para isso. Daí a importância da declaração comum feita por nós, Brasil e Estados Unidos, de que, no horizonte até 2030, nós iremos ampliar para 20% a participação de energia renovável, sem hídrica, sem hidráulica, nas nossas respectivas matrizes elétricas”, disse a presidente.

A Declaração Conjunta Brasil-Estados Unidos sobre Mudança do Clima ressalta que o governo brasileiro implementará políticas contra o desmatamento ilegal. “Isso mostra que as principais economias do mundo podem começar a trabalhar juntas para confrontar o desafio comum. Estou confiante de que isso nos levará a um forte resultado em Paris”, afirmou Obama.

O setor privado também formaliza compromissos sustentáveis. As boas práticas no Brasil são reconhecidas pelo Prêmio Brasil Ambiental, iniciativa da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) já em sua 11ª edição. “Nós entendemos que não existe desenvolvimento sem responsabilidade com o futuro. Por isso, trabalhamos para que a premiação anual atue como catalisadora do compromisso do setor empresarial por um país mais desenvolvido e sustentável”, explica Kárim Ozon, presidente do Comitê de Meio Ambiente da AmCham Rio. As inscrições estão abertas até o dia 14 de agosto.

Podem participar da 11.ª edição empresas com atuação no país que tenham projetos de sustentabilidade já concluídos ou em fase final de implantação. Também estão aptas a concorrer instituições de pesquisas e entidades sem fins lucrativos, com projetos diretamente ligados a organizações privadas. Não poderão participar trabalhos já vencedores em edições anteriores.


Saiba mais:
PBA está com inscrições abertas
http://premiobrasilambiental.com/2015/noticias_pba/inscricoes-abertas-ate-14-de-agosto/

ONU publica guia para produção e consumo sustentáveis
http://premiobrasilambiental.com/2015/noticias_pba/guia-para-producao-e-consumo-sustentaveis/

Dilma e Obama dão fôlego para acordo global na conferência de clima da ONU em dezembro
http://glo.bo/1T6d55o

Leia a íntegra do discurso da Dilma nos Estados Unidos
http://bit.ly/1HvMMBK

Revista Brazilian Business:
http://www.amchamrio.com.br/site-perfil
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.