Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

“Os investidores americanos continuam interessados no Brasil”

23/06/2015 em Brazilian Business
Há otimismo dos Estados Unidos com os novos rumos econômicos do Brasil, diz Fernanda Burle, diretora de Políticas do Brazil-U.S. Business Council
Fernanda Burle em reunião do BUSBC na U.S. Chamber of Commerce, em Washington (EUA)
As incertezas com o atual cenário econômico do Brasil, que têm gerado pessimismo no setor privado brasileiro, não abalaram a confiança dos investidores dos Estados Unidos. De acordo com Fernanda Burle, diretora de Políticas do Brazil-U.S. Business Council (BUSBC), os americanos esperam que as relações comerciais entre ambos os países melhorem. O setor privado está otimista com o ajuste fiscal que vem sendo implementado pelo governo brasileiro.

Em entrevista para a revista Brazilian Business, Fernanda analisa os impactos da visita da presidente Dilma Rousseff a Washington e comenta as negociações para a assinatura de programas bilaterais que visem à isenção de vistos.

“Os investidores americanos aplaudem o ajuste fiscal que vem sendo implementado e aguardam com bastante interesse o anúncio de oportunidades de investimento, incluindo no setor de energia”, afirma Fernanda.

BRAZILIAN BUSINESS: Quais devem ser os principais impactos da visita de Estado da presidente Dilma Rousseff a Washington?
FERNANDA BURLE: A reaproximação entre os dois países e o estreitamento das relações bilaterais. Além disso, alguns avanços são esperados na área de defesa, facilitação de comércio, inovação, educação e um acordo previdenciário.

BB: Qual é a percepção do BUSBC e dos investidores americanos em relação ao atual cenário econômico do Brasil? E quanto ao mercado de energia?
FB: A percepção do BUSBC é de que os investidores continuam interessados no Brasil. Eles acompanham de perto as iniciativas recentes (do governo brasileiro), aplaudem o ajuste fiscal que vem sendo implementado e aguardam com bastante interesse o anúncio de oportunidades de investimento, incluindo no setor de energia.

BB: O BUSBC lançou, em janeiro, o Brazil-U.S. Visa Free Coalition. A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) faz parte do grupo. Como estão as negociações para a inclusão do Brasil no Global Entry e no Visa Waiver Program (que, respectivamente, buscam facilitar a entrada de brasileiros nos Estados Unidos e acabar com a necessidade de visto)?
FB: As reuniões do Brazil-U.S. Visa Free Coalition vêm sendo bastante produtivas, sobretudo com uma possibilidade, ainda que discreta, de se ver avanços nessas demandas após a visita da presidente Dilma aos Estados Unidos, especialmento quanto ao Global Entry. Em 5 de maio, uma mesa-redonda sobre o tema teve a participação do secretário para o setor privado do U.S. Department of Homeland Security, José Raúl Perales, e de representante do White House Business Council. O evento teve ampla participação de empresas e associações e de representantes da embaixada do Brasil em Washington, o que enriqueceu o debate.

BB: Em março, durante o último encontro do Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos, foi apresentando um memorando de intenções (MOI) entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil e o Departamento de Comércio americano. Quais e como serão as parcerias firmadas entre as duas instituições?
FB: O BUSBC participou dos briefings que conduziram ao diálogo e organizou um evento para o debriefing. O propósito do MOI é aprofundar no âmbito bilateral o compromisso de facilitação de comércio acordado em Bali por todos os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC). A ideia inicial é identificar setores que possam se beneficiar dessa aproximação de forma mais particular e avançar bilateralmente. Como representante do setor privado americano, o BUSBC apoia a iniciativa do diálogo e trabalha com os dois governos.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.