Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Brasil pedirá aos EUA isenção de vistos para turistas

22/06/2015 em Notícias
CEOs brasileiros e americanos defendem a convergência regulatória e a desburocratização nas relações comerciais bilaterais
Ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no encerramento do Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O pedido para a isenção de vistos para turistas será incluído nas negociações com os Estados Unidos, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, na última sexta-feira (19 de junho). A medida poderá ser usada como “moeda de troca” ao pedido de empresários norte-americanos para que o Brasil libere a operação de rotas aéreas domésticas por empresas estrangeiras.

“A questão dos céus abertos [abertura do mercado aéreo brasileiro] pode vir junto com a desburocratização dos vistos. O Brasil é um regime democrático pleno e não tem guerra há 150 anos. Como a rejeição de vistos brasileiros para os Estados Unidos muito baixa, a isenção facilitaria o turismo, os negócios e estimularia a aproximação cultural e econômica”, declarou o ministro no encerramento do Fórum de CEOs Brasil–Estados Unidos, evento que reuniu empresários e representantes dos governos dos dois países, de acordo com a Agência Brasil.

Entre a intenção brasileira e a tomada de decisão, porém, ainda há um longo caminho. “Não sei se teremos respostas rápidas, mas vamos aguardar resposta do governo americano para dar um primeiro passo importante na liberação dos vistos”, disse Mercadante.

Estão mais avançadas as negociações para a inserção do Brasil no programa Global Entry, que agiliza a entrada nos EUA de viajantes cadastrados.

ENCONTRO DE CEOs Brasil–EUA

Empresários e membros do governo dos dois países que participaram do Fórum de CEOs Brasil–Estados Unidos abordaram a provável pauta do encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama, na visita que a brasileira fará aos Estados Unidos entre 28 de junho e 1º de julho.

No comércio exterior, as conversas se concentraram na convergência regulatória e na desburocratização. Para o governo brasileiro, a padronização de normas técnicas e de regulamentos nos dois países evitaria a imposição de barreiras não tarifárias pelos Estados Unidos a diversos produtos brasileiros. Em relação à desburocratização, os governos brasileiro e norte-americano pretendem negociar a unificação dos sistemas informatizados de comércio exterior, como o Portal Único no Brasil e a Janela Única nos Estados Unidos, para concentrar as transações em um único guichê.

Na área de saúde, o Brasil propôs que os Estados Unidos financiem parcialmente e forneçam tecnologia para a adoção de um sistema integrado de diagnóstico precoce de doenças em cinco municípios, cujos nomes não foram divulgados.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.