Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Brasil e EUA assinam memorando para promover a cooperação para Trabalho Decente

15/06/2015 em Notícias
Especialista do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos e do ministério do Trabalho brasileiro vão propor políticas públicas conjuntas
Ministro do trabalho emprego, Manoel Dias, assina acordo de cooperação Departamento de Trabalho dos Estados Unidos
Brasil e Estados Unidos firmaram acordo para promover a cooperação em questões de trabalho, mantendo a consonância com a Agenda Hemisférica de Trabalho Decente. O memorando de entendimento com representantes do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos da América (USDOL) foi assinado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na sexta-feira (12 de junho), em Genebra, na Suíça, durante a 104ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT.

Segundo Manoel Dias, a definição do acordo é uma oportunidade única para os dois países. “Eles têm experiências em vários setores e nós também. Por isso, ficou acertado de somarmos esses conhecimentos a partir de um grupo de trabalho para debater e gerar novas políticas públicas conjuntas”, explicou o ministro.

A promoção do crescimento igualitário está incluída nesta nova iniciativa, que tem ainda como destaque a necessidade de enfrentamento conjunto dos desafios da geração do emprego, do estímulo à proteção social, da proteção dos direitos dos trabalhadores e do fortalecimento do diálogo social. A coordenação geral das ações será realizada pelo Escritório Internacional de Assuntos do Trabalho do USDOL e pela Assessoria Internacional do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

TRABALHO DECENTE NOS JOGOS OLÍMPICOS

Na última terça-feira (16 de junho), o Comitê Local de Trabalho Decente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 fez sua primeira reunião. Representantes de órgãos federais, estaduais e municipais estiveram reunidos na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro para a troca de informações e para debater como garantir condições dignas de trabalho nos preparativos e durante a Rio 2016, incluindo os eventos teste.

“Os Auditores Fiscais do Trabalho do Rio frequentemente fiscalizam grandes eventos, inclusive realizando palestras sobre como deve ser feita a contratação de trabalhadores. Tal experiência pode ser aproveitada na Rio 2016”, disse Antônio Albuquerque Filho, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, durante o encontro.

A próxima reunião do Comitê acontecerá no dia 29 de junho na SRTE/RJ, quando será priorizada a temática sobre a contratação de trabalhadores. Entidades interessadas em participar do grupo podem enviar mensagem eletrônica para eva.pires@mte.gov.br.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.