Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Gamificação traz criatividade e inovação para empresas, afirmam especialistas

17/06/2015 em Notícias
Método que utiliza jogos estruturais na rotina das empresas foi tema de debate na AmCham Rio
Especialistas participam de evento sobre os benefícios da Gamificação
Em meio a uma geração cada vez mais multiconectada e em busca de desafios que fujam da forma clássica, a construção de um ambiente de trabalho que reúna diversão, aprendizado e reconhecimento é o segredo para impactar as pessoas no ambiente de trabalho. Essa é a percepção de especialistas participaram do evento sobre os benefícios da Gamificação, realizado nesta quarta-feira (17 de junho) na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio). O workshop foi uma iniciativa dos Comitês de Marketing, de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação e Comunicação da AmCham Rio.

Para a Luiz Guilherme Guedes, da Gamificadora, para alcançar o engajamento dentro das empresas é preciso desenvolver um ambiente mais lúdico, que fuja do lema 'primeiro o dever, depois o lazer'. "Quem joga alguma coisa, seja videogame ou dominó, joga espontaneamente, por diversão e para conquistar um objetivo ao final. É essa a ideia que as empresas precisam trazer para suas rotinas, que é possível aprender e alcançar metas sem que isso precise ser encarado como obrigação", afirmou Luiz.

A Gamificação (Gamification) tem sido uma tendência no mundo dos negócios que tem o objetivo de trazer elementos próprios de jogos estruturais para atividades do dia-a-dia. De acordo com pesquisa realizada pelo Garter Group, o mercado global de Gamificação será de aproximadamente U$ 2.8 bilhões de dólares até 2016.

Conhecer o que sentem e o que pensam os colaboradores de uma empresa é um dos pontos identificados por meio da Gamificação. Washington Cabral, representante da IBM Brasil, explicou que a necessidade de conquista é um processo natural do ser humano, construído a partir de experiências sociais adquiridas ao longo da vida. "O que deixa o indivíduo inquieto é a busca pelo reconhecimento, somos estimulados por isso e precisamos de feedbacks frequentes. Quimicamente, somos semelhantes a um cachorro quando ganha um petisco. Precisamos entender que estamos no caminho correto", afirmou Washington.

Bruno Medina, da MJV Technology & Innovation, empresa especializada em soluções para negócios e referência em Gamificação, explicou aspectos da metodologia e aplicou dinâmicas com o público do evento. Os participantes vivenciaram diferentes situações críticas do dia-a-dia das empresas. Ao final, os grupos apresentaram jogos estruturais preparados durante a dinâmica, a fim de solucionarem os problemas propostos.

Gamificação – Jogando, Inovando e Crescendo
Como sua empresa pode torna-se mais competitiva através dos games
http://bit.ly/1fhQKTQ

Confira as fotos do evento:
http://bit.ly/1R9TL4p
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.