Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Entre desafios e oportunidades

14/05/2015 em Brazilian Business
Por Rafael Sampaio da Motta, presidente da AmCham Rio
Rafael Sampaio da Motta discursa na cerimonia de posse da AmCham Rio
Assumir a presidência da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) com a missão de preparar as comemorações que marcarão o nosso primeiro centenário, em 2016, é motivo de orgulho pessoal, mas também um grande desafio. O atual cenário econômico apresenta, sem dúvida, muitas dificuldades, especialmente em razão do setor de óleo e gás – queda do preço do barril, alto custo de extração das reservas brasileiras e crise na Petrobras –, motor das economias fluminense e capixaba.

Nesses momentos, quando confrontados com grandes desafios, a liderança deve necessariamente agir pelo exemplo, de forma objetiva e eficaz, inspirando, engajando e mobilizando equipes para uma agenda positiva. Se o setor de óleo e gás enfrenta dificuldades, essa é a oportunidade para o desenvolvimento de novos nichos de mercado e a ampliação da competitividade regional e global, que também podem ser impulsionados com a reaproximação dos Estados Unidos. Bons investidores olham para um horizonte de dez, 15 anos.

O primeiro passo para dar robustez a essa agenda positiva é atrair e intensificar a participação de líderes empresariais de diferentes segmentos nos nossos projetos e ações estratégicos. Para tanto, vamos criar um ambiente exclusivo para esses executivos. Promoveremos encontros com porta-vozes de relevo das esferas pública e privada compartilhando cenários e dados confiáveis e prioritários. Dessa forma, as empresas poderão se preparar melhor para os atuais e futuros desafios. Nesses momentos-chave, o acesso rápido à informação de qualidade é absolutamente crucial para o tomador de decisões.

Nós queremos, ainda, potencializar a experiência internacional e a ampla e qualificada rede de relacionamento de nossos executivos para melhorar as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. Fortaleceremos as relações comerciais com os americanos trazendo para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo o diálogo com importantes players, sejam eles nacionais ou internacionais, acerca de iniciativas que alavanquem novos negócios entre o setor privado de ambos os países. Também vamos concentrar nossos esforços na realização de missões empresariais estratégicas ao mercado americano, estimulando parcerias e gerando novas oportunidades de negócios para nossas empresas associadas.

Temos ainda o objetivo de aprimorar cada vez mais nossos eventos, voltando-os para a educação executiva e o relacionamento de alto nível, apresentando pessoas e compartilhando experiências que sejam de fato relevantes tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. O tempo é hoje um ativo muito precioso para profissionais e empresas e, por isso, queremos que cada momento de nossos associados conosco valha a pena.

As pequenas e médias empresas têm atenção especial na nossa estratégia. Inicialmente, a proposta prevê a formatação de um combo de produtos e serviços – envolvendo algumas grandes empresas associadas – a ser oferecido com preços diferenciados. Uma iniciativa que está diretamente ligada ao nosso DNA: contribuir para a melhoria do ambiente de negócios.

Ano que vem, a primeira câmara de comércio da América Latina chegará ao primeiro centenário renovada e reconhecida pelo networking altamente qualificado, pela defesa dos interesses dos associados nas esferas pública e privada e pelo estímulo às relações bilaterais comerciais com os Estados Unidos. Sou um otimista por natureza. Vamos nos destacar mesmo em um momento de crise. Tudo que fazemos com envolvimento, dedicação e empenho tem grande chance de dar certo!
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.