Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Parceria Público-Privada contra crise hídrica

23/04/2015 em Notícias
Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da CNI, realiza o Seminário Internacional Gestão da Água em Situações de Escassez
Governo, sociedade e setor privado devem ser parceiros para enfrentar a crise hídrica que afeta, principalmente, as regiões Sudeste e Nordeste. A afirmação é de Marcos Guerra, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coema) da CNI. Ele participou, nesta quinta-feira (23 de abril), da abertura do Seminário Internacional Gestão da Água em Situações de Escassez, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da CNI, em São Paulo.

“As ações para o enfrentamento da crise (hídrica) devem ser coordenadas entre governos, organizações da sociedade civil, academia e setor privado. Devemos ter consciência de que o problema é comum, o que torna essencial que as soluções sejam construídas em conjunto”, disse Guerra.

O presidente do Coema ressaltou que os incentivos governamentais são essenciais, não apenas para a construção das infraestruturas, como para o avanço da pesquisa e da inovação em tecnologias de água. Segundo Guerra, é fundamental que o Brasil disponha de uma regulação ágil que traga estabilidade e segurança jurídica para os investimentos privados. “Tornar mais eficiente o uso de insumos estratégicos como água e energia é um desafio para a competitividade das empresas”. Ele disse ainda que o uso sustentável da água já faz parte das atividades empresariais.

Também participaram do evento a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o coordenador de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Rui Brasil Assis. Isabella também frisou que a busca de soluções eficientes para o combate a escassez hídrica passa por uma união entre governo e setor privado. Ela anunciou, durante o evento, que pretende realizar no Brasil uma feira internacional de negócios voltada para tecnologias de uso da água. “Vamos propor uma agenda de interlocução que possivelmente envolva a realização de uma feira de tecnologia no Brasil com tudo o que acontece no mundo em relação à eficiência de uso de água”, disse.

* Com informações da CNI
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.