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Especialistas debatem impacto das métricas de marketing nas empresas

24/04/2015 em Notícias
Estratégias do Return on Marketing Investment (Romi) foram apresentadas por especialistas em evento da AmCham Rio
Especialistas debatem o ROMI na AmCham Rio
A acirrada competitividade no mercado real e digital faz com que as empresas tenham que lidar diariamente com o desafio de usar a comunicação de forma estratégica. Diante disso, calcular o Return on Marketing Investment (Romi) pode ajudar a potencializar os resultados. Foi o que afirmaram especialistas durante evento sobre o assunto realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) no dia 15 de abril.

Um dos principais objetivos do Romi é permitir o desenvolvimento de planos de mídia focados em métricas e alta performance, impactando diretamente no retorno financeiro. Para Noel De Simone, presidente do comitê de Marketing da AmCham Rio, em um momento político-econômico difícil para o mercado brasileiro, é fundamental que as empresas saibam utilizar tais mecanismos de desempenho. “Quando o tomador de decisão tem a possibilidade de investir com a perspectiva de entender claramente o resultado esperado e pode corrigir a estratégia em função do retorno obtido certamente ficará muito mais seguro e satisfeito”, afirmou De Simone.

Se bem aplicadas, estas ações estratégicas podem ser convertidas em outros resultados tangíveis às empresas, como a fidelização do cliente. É o caso da Ipiranga Brasil com o programa Km de Vantagens, maior programa de fidelidade do país. Em cinco anos, a adesão ao projeto cresceu de 2,8 milhões de pessoas em 2009 para 18 milhões em 2014. De acordo com Eduardo Zanella, executivo responsável pelo projeto, “o programa de fidelidade criou um valor que foi percebido de imediato pelos seus consumidores, que passaram a gastar 69% a mais nos postos Ipiranga”, disse Zanella.

A inovação também tem um papel importante no desempenho das campanhas. Fabrício Saad, diretor de inovação e canais digitais da Ticket, afirmou que a recente restruturação do site e a criação de novos meios digitais de relacionamento com os clientes aproximaram a empresa de seu público-alvo desejado. “A nossa maior lição foi unir todas as nossas plataformas de produtos e serviços sem que o cliente percebesse durante a navegabilidade uma mudança entre elas”, ressaltou Saad.

Para o sócio-fundador da agência Zona Internet, André Tenenbaum, que palestrou sobre como utilizar a análise de indicadores em prol dos negócios, "as ações não podem apenas atrair visitas, acessos, na 'métrica da vaidade'. É importante que os investimentos tragam clientes em potencial, que convertam os leads em receita. Essa conversão precisa ser medida, assim como é fundamental estar claro em que momento a venda foi perdida", informou Tenenbaum.

Daniel Limeira, sócio da Casa da Criação, e Jussara Belo, diretora do Reputation Institute Brasil, completaram o encontro com análise de métricas, engajamento de equipes e competitividade.
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