Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Agricultura orgânica ajuda na preservação da biodiversidade

21/08/2014 em NOTÍCIAS
Tema do Prêmio Brasil Ambiental é "Biodiversidade e a Importância do Patrimônio Genético"
Plantação orgânica no sul da Bavária. (Divulgação/S. Wolfrum/TUM)
Na batalha da conservação, a agricultura orgânica se mostra aliada da biodiversidade. De acordo com um estudo feito por pesquisadores na Europa e na África publicado pela revista Nature Communications no dia 26 de junho, as plantações que não usam agrotóxicos e fertilizantes são mais propícias a se tornarem habitat para diferentes espécies animais e vegetais do ecossistema.

Realizado entre 2010 e 2013, o trabalho recomenda a implementação de elementos estruturais da agricultura tradicional, como o descanso de parte das áreas de lavoura. Para o professor Kurt-Jürgen Hülsbergen, responsável pelo grupo que analisou 16 plantações orgânicas na região alemã da Bavária, este tipo de plantação tem um papel importante na manutenção da biodiversidade. "A agricultura orgânica contribui para o enriquecimento de espécies de plantas e abelhas. As áreas áridas concentram os melhores resultados”, afirmou Hülsbergen.


Prêmio Brasil Ambiental tem inscrições prorrogadas

As inscrições para a 10ª edição do Prêmio Brasil Ambiental, promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio), foram prorrogadas até o dia 12 de setembro. O objetivo da iniciativa é estimular ações e reconhecer o mérito de trabalhos e práticas socioambientais conduzidos por empresas com atuação no Brasil. A cerimônia de premiação, que neste ano traz o tema Biodiversidade e a Importância do Patrimônio Genético, acontecerá no dia 9 de outubro.

Os candidatos poderão inscrever projetos em seis categorias: Emissões Atmosféricas, Gestão de Resíduos Sólidos, Inovação Ambiental, Preservação e Manejo de Ecossistemas, Responsabilidade Socioambiental e Uso Racional dos Recursos Hídricos; além da categoria especial Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado. Essa categoria é dedicada a projetos voltados à proteção do conhecimento das populações tradicionais, tópico escolhido pela AmCham Rio e seus Comitês de Meio Ambiente e de Responsabilidade Social em função de sua relevância nacional e da necessidade de engajar organizações e pessoas na proteção das riquezas nacionais.

Informações e inscrições: www.premiobrasilambiental.com
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.