Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Rio deve se enquadrar na PNRS

25/09/2013 em Meio Ambiente
Segundo o superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio, Victor Zveibil, o Estado deve ser o único a se enquadrar na Política Nacional de Resíduos Sólidos
O comitê de Meio Ambiente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro contou, nesta quarta-feira (25), com a presença do superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Victor Zveibil. O superintendente apresentou aos membros do grupo as metas, estratégias e propostas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado.

Ele garantiu que o Rio de Janeiro cumprirá com as determinações estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que passam a valer a partir de 2014. Segundo Zveibil, o Estado do Rio deve ser o único a se enquadrar nas metas estabelecidas neste prazo.

A preocupação com a destinação correta de resíduos se tornou, segundo ele, uma política estratégica para o Estado, que pretende ter, até o final deste ano, 100% dos resíduos gerados destinados para aterros sanitários.

Em 2010, apenas 30 dos 92 municípios destinavam seus resíduos para aterros. Em 2012, este número subiu para 57. A meta é envolver 83 municípios até o final de 2013, o que daria conta de 96% do total de resíduos gerados. Para o final de 2014 o objetivo é alcançar a totalidade de municípios enviando seus resíduos para aterros sanitários.

Com o fechamento do lixão de Gramacho, considerado por ele como uma enorme vitória ao Estado, o trabalho da secretaria agora é ajudar os municípios a organizar seus aterros. Em operação, já existem 19 aterros sanitários, além de outros oito previstos. Em preparação, já são seis consórcios formalizados, dois em formação, nove arranjos regionais em definição e sete soluções individuais.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.