Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

AACCLA realiza encontro anual na Guatemala

14/06/2013 em Relações internacionais
Conferência abordou temas como desenvolvimento do livre comércio, sustentabilidade social, crescimento latino americano, questões jurídicas e de propriedade intelectual, além de tecnologia e inovação
A Associação das Câmaras de Comércio da América Latina (AACCLA) realizou, entre os dias 09 e 13 de junho, na Guatemala, a 17ª edição do seu encontro anual, que reúne representantes das 24 entidades latino-americanas associadas para uma rodada de debates e atualizações sobre temas diversos. Itinerante, a reunião anual acontecerá no Rio de Janeiro em 2016, quando a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro comemorará seu primeiro centenário.

O evento deste ano apresentou como tema central o "Comércio Intra-regional", com o objetivo de promover e fortalecer o comércio entre a América Latina, Caribe e Estados Unidos. Além de empresários e palestrantes renomados, o evento reuniu presidentes, CEOs e membros de 23 Câmaras de Comércio da América Latina, incluindo a Amcham Rio.

Foram abordados assuntos como o desenvolvimento do livre comércio, sustentabilidade social, crescimento latino americano, questões jurídicas e de propriedade intelectual, além de tecnologia e inovação.

A principal atração da agenda é a conferência Business Future of the Americas (BFA), que ocorreu nos dias 09 e 10 de junho. Segundo o diretor e ex-presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, Henrique Rzezinski, os debates ocorridos no BFA mostram que as políticas públicas da região estão seguindo na direção correta em termos de parcerias público-privada. “Fiquei impressionado com o avanço conceitual realizado principalmente pelos países da Aliança do Pacífico, incluindo o anfitrião Guatemala. Os investimentos avançaram e o crescimento econômico está na ordem dos 5%”, afirmou.

Rzezinski também destacou a apresentação do presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, que falou sobre os esforços que vêm sendo realizados pelo país para a integração competitiva no mundo, através de importantes reformas internas e da inserção em acordos regionais de livre comércio. “Os números da Guatemala são pequenos, mas o importante é observar a estratégia e as políticas públicas adotadas nos últimos dois anos pelo país. Essas ações demonstram uma maturidade que ainda não se consolidou em outros importantes países”, completou Rzezinski.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.