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Obras de R$ 11 bilhões atracam no Porto Maravilha

02/04/2013 em Logística e Infraestrutura
O Subsecretário de Projetos Estratégicos e Parcerias Público-Privadas da prefeitura do Rio, Jorge Arraes, dá uma amostra das mudanças pelas quais a cidade vai passar até 2016 em reunião do Comitê de Logística e Infraestrutura, da Amcham Rio.
Num rápido apanhado de obras em andamento ou previstas, o Subsecretário de Projetos Estratégicos e Parcerias Público-Privadas da prefeitura do Rio, Jorge Arraes, dá uma amostra das mudanças pelas quais a cidade vai passar até 2016. Só a área central, são 33 frentes de obra no Porto Maravilha, sendo que seis delas em túneis, movimentando 3,5 mil operários; criação de seis linhas de veículo leve sobre trilhos (VLT); BRT TransBrasil; ciclovias; ampliação do sistema de aluguel de bicicletas; vias para pedestres; reurbanização; entre outras. No total, os investimentos são da ordem de R$ 11 bilhões, incluindo a construção de corredores exclusivos de ônibus (BRT). A apresentação foi feita nesta manhã, 02 de abril, durante reunião do Comitê de Logística e Infraestrutura da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, entre membros das empresas associadas.

“Na região central, pensamos no aspecto da mobilidade na requalificação da área. Estamos falando tanto na possibilidade de interação dos diversos modais de transporte quanto em dar prioridade para o transporte público de alta capacidade e otimização de tráfego de veículos. Isso com a valorização do pedestre e com recuperação da estrutura urbana do Centro do Rio, que tem uma paisagem belíssima e uma história a ser preservada”, afirmou Arraes.

Entre as novidades apresentadas, está o anúncio de que em abril começam os testes do teleférico que fazem a ligação da Cidade do Samba, Morro da Providência e Central do Brasil. “O teleférico também terá um apelo turístico muito forte, há vários equipamentos culturais no entorno da Cidade do Samba”, ressaltou Arraes.

Quando os tapumes caírem, as obras – e os transtornos no trânsito, que ainda tendem a aumentar com a demolição da Perimetral, prevista para agosto – acabarem, o Rio verá sua área central mais adensada, com menos ônibus, transportes de alta (BRT) e média (VLT) capacidade, ruas de pedestre e mais bicicletas.
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