Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Inovação requer lideranças

18/03/2013 em Inovação
Clemente Nobrega, especialista em Estratégia Empresarial e consultor especializado em Inovação, reforça em palestra na Amcham Rio o poder que lideranças preparadas e processos têm para trazer inovação e crescimento às empresas
Clemente Nobrega, especialista em Estratégia Empresarial e consultor especializado em Inovação
O especialista em Estratégia Empresarial e consultor especializado em Inovação, Clemente Nobrega, realizou na manhã desta segunda-feira, 18 de março, na sede da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, uma palestra sobre os desafios das empresas para alcançar a inovação e como o seu método Innovatrix pode ajudar nesse processo.

Segundo ele, a inovação é uma ferramenta essencial para a expansão dos negócios, além de alavancar o crescimento e aumentar a competitividade das empresas. O especialista afirma que as empresas que não inovam acabam perdendo espaço no mercado. "As empresas que inovam chegam a vender duas vezes mais do que as outras".

Porém, ele destaca que para obter sucesso nesses projetos, as ações precisam ser devidamente planejadas e gerenciadas. “Inovação tem que ser um processo sistematizado. Com metas e métricas como qualquer estratégia gerencial”, diz.

Nobrega explica que apesar da inovação ser prioridade estratégica das empresas, elas não têm ainda um corpo de atividades que defina esse processo. Segundo ele, as companhias não sofrem com a falta de ideias, e sim com a dificuldade em implementá-las.

O consultor afirma ainda que uma das maiores barreiras para alcançar a inovação é a falta de pessoas para comandarem esses projetos. "Não há nenhuma grande empresa que não possua ideias boas. Mas muitas não possuem processo de gestão para implantá-las", afirma.

De acordo com Nobrega, as companhias mais inovadoras são aquelas que estabelecem metas financeiras. "O processo de inovação demanda um risco muito maior do que as operações do dia a dia", explica.

Por isso, ele afirma que as empresas esbarram numa contradição ao tentarem inovar. "Os gestores são cobrados por resultados imediatos, enquanto o processo de inovação traz o retorno no longo prazo".

Segundo o consultor, as empresas acabam optando por focar no presente, porque não têm tempo ou recursos para esperar. "Fazer gestão da inovação exige um tipo de liderança diferente da usual. Exige líderes dispostos a bancar o risco e garantir o processo", afirma.

Para Nobrega, o medo de perder o público ou o cliente é a maior motivação para inovar. Ele afirma que grande parte da inovação começa a partir do auto serviço, quando a empresa elimina o especialista e passa a fazer a atividade por conta própria.

O método desenvolvido por Nobrega, o Inovatrix, ensina que a métrica e o tempo são essenciais para a inovação. De acordo com o especialista, a gestão da inovação é considerada uma gestão de risco. Nobrega afirma ainda que o segredo é não gastar muito dinheiro em cada protótipo, e aumentar os riscos gradualmente. "É errado investir cedo demais em iniciativas com o risco alto".

Pelo sistema, há quatro níveis de riscos que devem ser administrados de forma cautelosa. O primeiro é indicado para empresas que querem começar a inovar sem correr muito risco. "A melhor ideia é fazer o que já está acostumado a fazer, com os clientes que já tem".

No segundo nível, as empresas podem inovar no desenvolvimento de novos produtos, mas para os mesmos clientes. Já no terceiro nível, é indicado que sejam oferecidos os produtos e serviços já conhecidos, porém com novos clientes.

O quarto e mais ousado nível prevê a criação de novos produtos, com a captação de novos clientes. Segundo Nobrega, o método de inovação deve ser escolhido de acordo com o apetite da empresa por risco. "A gestão da inovação possui diferentes níveis de ambição e deve ser escolhida de acordo com o perfil da empresa", conclui.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.