Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Rio+20 é tema de debate na Amcham Rio

em Responsabilidade Socia Empresarial
As expectativas para a Rio+20 e os desafios para o setor empresarial que serão debatidos no evento em junho na capital fluminense foram os temas do evento realizado em 18 de abril, na sede da Amcham Rio

Da esq. à dir., o coordenador de Relações com a Sociedade Civil do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, Roberto Furian Ardenghy; a chairperson do Comitê de Responsabilidade Social Empresarial da Amcham Rio, Silvina Ramal; o diretor-superintendente da Amcham Rio, Helio Blak; e a gerente de Responsabilidade Social do grupo Invepar, Claudia Jeunon.



As expectativas para a Rio+20 e os desafios para o setor empresarial que serão debatidos no evento em junho na capital fluminense foram os temas do debate realizado em 18 de abril, na sede da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. O objetivo da Amcham Rio foi tornar mais claro a executivos as possibilidades de participação na conferência e o papel da iniciativa privada na promoção do desenvolvimento sustentável. Entre os palestrantes estavam Roberto Furian Ardenghy, coordenador de Relações com a Sociedade Civil do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, e Claudia Jeunon, gerente de Responsabilidade Social do grupo Invepar.



De acordo com Ardenghy, a conferência das Nações Unidas terá dois temas centrais: o conceito de Economia Verde e o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, de que forma o mundo deverá se organizar para possibilitar o crescimento. “É importante não pensarmos a Rio+20 como uma nova Rio 92. O evento que ocorreu há 20 anos deu origem a convenções importantes, como a do Clima e da Biodiversidade. Agora, o foco é desenvolvimento sustentável e como ele pode ser colocado em prática. Neste sentido, a Rio+20 não terá um documento mandatário, mas irá gerar a chamada “Carta da Terra”, cujo objetivo é propor novos paradigmas, que deverão ser incorporados pelas empresas”, ressaltou Ardenghy.



Claudia Jeunon, gerente de Responsabilidade Social da Invepar, que controla, entre outras empresas o MetrôRio, destacou a importância do conceito de mobilidade urbana: “Sustentabilidade está ligada também à qualidade de vida. A integração modal e o uso do transporte coletivo e solidário, além de menos poluente, possibilitam deslocamentos mais rápidos e são determinantes para o bem-estar do usuário e para a preservação dos recursos naturais. Por isso, o conceito de mobilidade urbana é tão debatido atualmente”, disse ela.



Ardenghy ressaltou que o Brasil defende um desenvolvimento econômico e social que respeite os limites do planeta, ou seja, um crescimento equilibrado. A conferência da ONU, um dos maiores eventos da organização nos últimos 20 anos, deve reunir 50 mil participantes e entre 100 e 120 chefes de Estado. Prioritariamente, três locais da capital fluminense sediarão os eventos: a região da Barra da Tijuca – com destaque para o Riocentro -, o Parque do Flamengo e o Centro da cidade.



Mais informações e artigos sobre a Rio+20 você lê na edição especial publicada este mês da revista Brazilian Business bimestral da instituição, que pode ser acessada neste site.

Confira as fotos do evento em:


http://www.flickr.com/photos/amchamrio/sets/72157629599533632/



 

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.