Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Amcham Rio premia os melhores projetos do 7º Prêmio Brasil Ambiental

12/09/2011 em Meio Ambiente
A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro entregou na noite de ontem (08.12) o 7º Prêmio Brasil Ambiental aos melhores trabalhos em Meio Ambiente de empresas e texto jornalístico.

Eletrobras Eletronuclear S.A., Petrobras, Fetranspor, Tractebel Energia, Samarco Mineração e Canal Energia foram as empresas premiadas nas sete categorias desta edição do prêmio



Por Giselle Saporito
Com fotos de Luciana Areas

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio), por meio de seu Comitê de Meio Ambiente, entregou na noite da última quinta-feira, dia 8 de dezembro, no Salão Nobre da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, o 7º Prêmio Brasil Ambiental aos melhores trabalhos inscritos. O evento tem como objetivo estimular ações e reconhecer o mérito de projetos de preservação do meio ambiente. Foram inscritos 37 projetos em sete categorias. O presidente da Amcham Rio, Henrique Rzezinski, deu as boas-vindas aos convidados e participantes do prêmio e o chairman do Comitê de Meio Ambiente da Amcham Rio, Luiz Pimenta, agradeceu a participação dos jurados.

O diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, foi o palestrante convidado. Ele destacou a importância da realização do Prêmio Brasil Ambiental e da continuidade da discussão do tema, que este ano foi a Água e sua importância no desenvolvimento sustentável. “Um evento desta natureza sinaliza que a questão ambiental é irreversível no que diz respeito ao mundo globalizado”, disse. Guillo ressaltou a urgência da criação de uma política de uso ordenado da água e disse que a interferência do setor produtivo nos comitês das bacias hidrográficas será decisiva para a criação da uma gestão ambiental dos recursos hídricos.“O setor agrícola tem sido resistente no que diz respeito à cobrança do uso da água e também gestão das bacias hidrográficas. Estou convencido de que a ação do setor produtivo e empresarial é de suma importância para implementação desta política. Há uma grande atenção do mundo para a gestão da água no Brasil e a consolidação de seu uso ordenado pode ser uma referencial para todo o planeta”, concluiu.

O evento teve como patrocinadores master a Chevron e a Vale e co-patrocinadores a BG Brasil e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP e como apoiadores a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, Portogalo Suíte Hotel e o Melhor da Vida.com.

Na categoria Gestão Sustentável a vencedora foi a Eletrobras Eletronuclear S.A. com o projeto Gestão Ambiental e de Resíduos. O troféu foi entregue pela presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Luiza Cristina Krau de Oliveira, ao gerente de Planejamento Estratégico da empresa, Marcelo Gomes.

Na categoria Inovação Ambiental a vencedora foi a Petrobras com o projeto Avaliação de Tecnologia visando ao reuso de efluentes de refinaria de petróleo. O troféu foi entregue pelo especialista em Engenharia de Meio Ambiente da UFRJ Ricardo Luiz Barros à engenheira de Meio Ambiente da empresa vencedora Andréa Azevedo Veiga.

Na categoria Inventário de Emissões a vencedora foi a Fetranspor com o projeto Biodiesel B20 – o Rio de Janeiro anda na frente. O troféu foi entregue pelo gerente de Tecnologia da Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos, Antonio Henrique Araújo Freitas, à coordenadora de Meio Ambiente a empresa, Giselle Ribeiro.

Na categoria Preservação e Manejo de Ecossistemas a vencedora foi a Tractebel Energia com o projeto Conservação da Biodiversidade no Alto Uruguai. O troféu foi entregue pelo chairman do Comitê de Meio Ambiente da Amcham Rio, Luiz Pimenta, ao gerente de Meio Ambiente, José Lourival Magri.

Na categoria Responsabilidade Socioambiental a vencedora foi a Samarco Mineração com o projeto Taboa Lagoa – Gestão Compartilhada de Recursos Hídricos. O troféu foi entregue pelo presidente do Instituto Brasil Pnuma, Haroldo Mattos, ao gerente corporativo de Meio Ambiente da empresa, Paulo Cezar de Siqueira Silva.

Na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos, a vencedora foi a Tractebel Energia pelo projeto Implantação de um Sistema de ciclo fechado para utilização da água na extração de cinzas úmidas do complexo termelétrico Jorge Lacerda. O troféu foi entregue pelo especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) Marcos Freitas ao gerente de Meio Ambiente da empresa, José Lourival Magri.

Na categoria Texto Jornalístico a vencedora foi o Canal Energia pelo projeto Hidreletricidade: Sustentabilidade e Desenvolvimento. O troféu foi entregue pelo vice-presidente da Amcham Rio, Rafael Motta, à sub-editora, Carolina Medeiros.

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.