Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Responsabilidade Social e o Esporte em Talk Show da Amcham Rio

11/07/2011 em Responsabilidade Socia Empresarial
O presidente do Instituto Bola Pra frente, Jorge Amorim Campos, o Jorginho; o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Romário Maia Galvão; e a gerente da área tributária da Martinelli Advocacia Empresarial Rosa de Castro falaram sobre o tema.
A Responsabilidade Social e o Esporte foi o tema do Talk Show realizado na manhã desta segunda-feira, dia 07 de novembro, pelo Comitê de Responsabilidade Social Empresarial da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio), na Bolsa do Rio. O presidente do Instituto Bola Pra frente, Jorge Amorim Campos, o Jorginho; o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Romário Maia Galvão; e a gerente da área tributária da Martinelli Advocacia Empresarial Rosa de Castro falaram sobre sucesso, entraves e oportunidades para as empresas apoiarem projetos de responsabilidade social bem-sucedidos no estado.

O evento foi patrocinado pelasempresas Ulhôa Canto e Case Benefícios e Seguros, mediado pela chairwoman do Comitê de Responsabilidade Social Empresarial da Câmara de Comércio Americana do Rio, Silvina Ramal, e apresentado pelo diretor-superintendente da Amcham Rio, Helio Blak.

O ex-jogador e técnico de futebol Jorginho contou um pouco da história de seu Instituto, o Bola Pra Frente. Localizado no bairro de Guadalupe, subúrbio do Rio, a instituição utiliza o lado educacional do esporte para formar cidadãos. Ao todo, o instituto atende 900 crianças, entre 6 e 17 anos, divididas em três faixas etárias (6 a 9, 10 a 13 e 15 a 17 anos), que normalmente têm dificuldades de aprendizado na escola.

“O esporte trouxe uma educação muito grande para a minha vida, principalmente o respeito às regras. Perdi meu pai aos 10 anos e cresci em uma comunidade onde muitos amigos morreram por conta do tráfico. Nós criamos uma metodologia especial para as crianças do instituto que utiliza o futebol como ponto de partida, sendo aplicada em várias áreas. Na matemática, por exemplo, usando placares dos jogos do fim de semana ou o número da camisa de um dos jogadores para ensinar. Também criamos um alfabeto que remete ao esporte. O J, por exemplo, é sempre de Jorginho”, explicou o técnico.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Romário Maia Galvão, falou um pouco do trabalho de responsabilidade da prefeitura do Rio, principalmente das Vilas Olímpicas, e destacou o empenho na criação de incentivos fiscais municipais para empresas que venham a investir no setor, nos moldes do que já existe em âmbito Federal e Estadual.
“A questão do esporte é muito importante dentro da educação como instrumento de inclusão. O Ministério do Esporte tem um bom orçamento, mas secretarias se consolidaram com o Pan de 2007 e com a vinda da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016. As 14 vilas olímpicas da cidade do Rio são um case de sucesso, mas precisamos aprimorar a gestão destes equipamentos. Já estamos tendo uma atenção especial do BID e da NBA. O esporte é uma atividade econômica de muito sucesso e as leis de incentivos que valorizam as empresas e beneficia as instituições”, disse o secretário que destacou que a prefeitura está pensando em utilizar a dedução do IPTU e/ou do ISS como incentivo fiscal para empresa e pessoas físicas que queiram investir na área.

A parte burocrática do incentivo fiscal na responsabilidade social, tanto na esfera federal quanto do Estado do Rio, foi abordada pela gerente da área tributária da Martinelli Advocacia Empresarial Rosa de Castro. Segundo ela, o assunto precisa ser mais debatido e desmistificado para mostrar que se tem muito mais a ganhar investindo no social do que as empresas pensam. “É preciso realizar mais eventos como este para deixar claro que é simples utilizar as leis de incentivo para fazer a diferença, além de ser uma boa oportunidade de divulgação da própria empresa”, disse a advogada, que falou sobre a Lei 11.438/2006 que deduz do Imposto de Renda 1% do imposto devido para o projeto de escolha da empresa e, no caso do Estado do Rio de Janeiro, 4% de dedução do ISS.

Fotos do evento em: http://www.flickr.com/photos/amchamrio/sets/72157628084098656/
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.