Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

A Gestão do Capital Intelectual em evento da Amcham Rio

em Recursos Humanos
No evento “RH Meeting: Gestão do Capital Intelectual”, a vice-diretora do COPPEAD/UFRJ, Denise Fleck, o consultor Tjerk Franken e o consultor de Gestão de Pessoas Luiz Augusto Costa Leite falaram sobre a dificuldade das empresas em manter o seu capital intelectual.



Da esq. para a dir., o consultor Tjerk Franken; o consultor em Gestão de Pessoas Luiz Augusto Costa Leite; o diretor-superintendente da Amcham Rio, Helio Blak; a vice-diretora Coppead/UFRJ, Denise Fleck; e o vice-chairman do Comitê de Recursos Humanos da Amcham Rio, Carlos Vitor Strougo.

O Comitê de Recursos Humanos da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham RJ-ES) realizou na manhã desta segunda-feira, dia 31 de outubro, o “RH Meeting: Gestão do Capital Intelectual”, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio, na Praça XV, no centro do Rio. O evento teve patrocínio da Case Benefícios e Seguros.

A vice-diretora do COPPEAD/UFRJ, Denise Fleck, o consultor Tjerk Franken e o consultor de Gestão de Pessoas Luiz Augusto Costa Leite falaram sobre a dificuldade que as empresas encontram atualmente em manter o seu capital intelectual ou mesmo de repor este quadro de funcionários, crescendo saudavelmente e permanecendo forte em seu mercado. O evento foi mediado pelo vice-chairman do Comitê de Recursos Humanos da Amcham Rio, Carlos Vitor Strougo, e aberto pelo diretor-superintendente da Amcham Rio, Helio Blak.

Denise Fleck, que também faz pesquisa na área de crescimento coorporativo, aponta cinco grandes desafios para o crescimento saudável das companhias: compor o quadro com pessoas ambiciosas e que estejam dispostas a contribuir; navegar no ambiente da empresa para encontrar novos tipos de serviços; incrementar competitividade na área de negócios; tomar decisões sobre normas e regras da área institucional e também dar atenção às ações que levam em conta o impacto ambiental.

“Como consequência do crescimento, nós temos outros três desafios: o aumento das adversidades, a complexidade na interação entre as partes do organograma e o desafio da área de Recursos Humanos. Para um crescimento saudável, é preciso que esta área identifique os talentos, os faça crescer e consiga retê-los”, disse Denise, destacando que a responsabilidade de identificar esse talento não é só do RH, mas sim de qualquer gestor e em qualquer nível da administração do dia-a-dia.

Para o consultor Tjerk Franken, um dos entraves para se ter um bom quadro de funcionários começa nas entrevistas, onde nem sempre se enxerga qual a capacidade de produção do entrevistado, ocupando–se com os méritos acadêmicos que estão no currículo. “O importante é a sua capacidade de produção. Cada recrutado é um estoque de competência que precisa ser alocado na produção, distribuindo este talento de uma forma precisa na cadeia produtiva”, afirmou.

O consultor em Gestão de Pessoas Luiz Augusto Costa Leite, que já dirigiu o Comitê de RH da Amcham Rio, descreveu o capital humano como estoque de habilidades e conhecimento incorporado à capacidade de gerir o trabalho e gerar capital.

“Não adianta ter habilidades e conhecimentos se não foram colocados em prática para produzir valores econômicos, passando do potencial para a realização. Quando a gente fala de talento, a gente está mudando o perfil empresarial. É um capital diferenciado e para isso é preciso ter algo mais na hierarquia. Cabe ao líder multiplicar os talentos que estão abaixo”, acrescentou.

Fotos do evento em: http://www.flickr.com/photos/amchamrio/sets/72157627951736417/
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.