Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Marketing para petróleo e gás é tema de debate da Amcham Rio

em Marketing e Vendas
Os comitês de Marketing e Energia da Amcham Rio realizaram nesta quarta-feira, 28.09, debate com representantes da Petrobras, FMC Technologies, e Global Industries.

Petrobras, FMC Technologies e Global Industries debateram o marketing no setor de petróleo e gás



Os comitês de Marketing e Energia da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham RJ-ES) realizaram nesta quarta-feira, 28 de setembro, o evento “Ideas Exchange: Marketing para petróleo e gás”, sobre como são idealizadas e planejadas as ações estratégicas de marketing para o setor de óleo e gás.



Palestraram o gerente geral de Marketing do Abastecimento da Petrobras, Theodoros Panagiotis Marcopoulos, o gerente comercial da FMC Technologies, Rodolpho Athayde, e a gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Global Industries, Rosângela Nucara. A mediação foi feita pela analista de Comunicação Corporativa da BG do Brasil Beatriz Assumpção e o chairman do Comitê de Marketing, Noel De Simone, presidiu a mesa.



As boas-vindas à platéia, que lotou o salão da Bolsa do Rio, foram dadas pelo chairman do Comitê de Energia, Roberto Ardenghy, um dos diretores da Amcham Rio. Em seguida, o gerente geral de Marketing do Abastecimento da Petrobras, Theodoros Panagiotis Marcopoulos, fez uma apresentação sobre a trajetória da companhia e aprofundou sua fala no momento em que o marketing começou a ser tratado pela empresa, mudança alavancada pela abertura de mercado, já que entre 1957 e 1997 a Petrobras atuou sozinha no mercado brasileiro de petróleo.



Após 40 anos de monopólio, a Petrobras teve de lidar com a concorrência e redirecionar o foco para o cliente e às demandas do mercado. Segundo Marcopoulos, passaram a fazer parte da estratégia e planejamento da companhia nomenclaturas como relacionamento com o cliente, serviço de atendimento ao consumidor e reclamações, parâmetros até então ausentes.



“Trata-se de uma mudança cultural, que não acontece da noite para o dia. É um processo que se desenrola no longo prazo e exige um compromisso da alta cúpula da companhia para imperar no dia a dia da operação. Posso dizer que após 15 anos de trabalho diário conseguimos aprimorar processos e produtos, e crescemos com esta troca”, afirmou.



O gerente comercial da FMC Technologies, Rodolpho Athayde, trouxe o expertise em gestão da companhia – que foi escolhida, em 2010, pela revista Fortune como uma das empresas mais admiradas em petróleo e gás – e disse que muitos dos resultados são conquistados tendo como base  o tripé segurança, qualidade e entrega no prazo. Segundo ele, além da capacidade tecnológica do negócio, o relacionamento com o cliente é fundamental. Athayde aproveitou o evento para anunciar que a empresa está prestes a lançar o separador submarino desenvolvido para a Petrobras, que será instalado no Campo de Marlim, e que também está construindo uma base de pesquisa no Parque Tecnológico da UFRJ.



Para a gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Global Industries, Rosângela Nucara, ações de comunicação e marketing são estratégicas inclusive para gerar negócios, mas o setor ainda não tem percepção. Segundo ela, que apresentou um pout-pourri de ações realizadas pelo departamento de marketing da empresa junto aos clientes da Global, é fundamental quebrar paradigmas e ousar na forma de comunicar uma ideia ou projeto.



Para Rosângela, é preciso encontrar a originalidade e a identidade de cada projeto e de cada cliente e saber traduzi-las em processos. “Trabalho sempre tendo em mente que o meu cliente interno é fundamental. A estratégia é ousar e sempre inovar, trazendo elementos-surpresa para despertar o interesse do grupo e fomentar novas culturas de comunicação”, disse. E deixou um recado aos pares do setor: “É preciso ser persistente”.



O evento foi realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham RJ-ES) no Centro de Convenções Bolsa do Rio e teve o apoio institucional da Agência Rio Negócios e o apoio de mídia do portal Mundo do Marketing, da Petronotícias e da Revista Brasil Energia.



Fotos do evento em amchamrio.com/ev1509f
Download das apresentações em amchamrio.com/ev1509d

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.