Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Amcham Rio apoia projeto de ensino da língua inglesa em comunidades

em Amcham
O Consulado dos EUA no Rio lançou, no dia 18 de agosto, no Morro da Providência, mais uma unidade do programa de ensino de inglês UP with English, realizado em parceria com o IBEU e com o apoio da iniciativa privada
O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), o Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU), a Câmara de Comércio Americana (AMCHAM-Rio) e a Case Benefícios e Seguros promoveram na quinta-feira, 18 de agosto, o lançamento do programa de ensino de inglês UP with English no Morro da Providência, no Centro do Rio. O evento contou com a presença do Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Dennis Hearne e do Coronel Robson Rodrigues, comandante de todas as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, além dos representantes da empresas apoiadoras.

 

O curso tem como foco o uso prático da língua inglesa com o objetivo de ajudar no desenvolvimento profissional de seus alunos. Com duração de dois anos, o programa irá beneficiar 60 jovens entre 13 e 18 anos do Morro da Providência. Os estudantes se dividirão em três turmas com aulas duas vezes por semana, à tarde, na sede da UPP Providência. Além das aulas de inglês, o IBEU incluirá um módulo de empregabilidade no qual os alunos receberão orientação sobre situações relativas à sua inserção no mercado de trabalho, como por exemplo, elaboração de um CV e preparação para entrevista de emprego.

 

O lançamento do programa UP with English contou também com a presença de 13 estudantes norte-americanos participantes do programa de intercâmbio cultural Jovens Embaixadores. No Brasil, os jovens, que são alunos de escolas públicas dos EUA, conheceram diferentes cidades e visitaram escolas públicas e projetos voltados para a  justiça social e o voluntariado.

 



Esta é a segunda comunidade pacificada a receber o projeto UP with English. No Morro do Cantagalo, há um ano o programa já atende 60 jovens, moradores do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho.



 



“O inglês é uma ferramenta de empregabilidade fundamental para estes jovens, especialmente porque a cidade se prepara para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Temos um imenso prazer em replicar o projeto-piloto do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho no Morro da Providência. Estamos felizes com a resposta que a iniciativa privada nos deu em apoiar este projeto”, disse o Cônsul Geral Dennis Hearne.



 



“Esta parceria do Governo do Estado com a iniciativa privada é fundamental para o sucesso do fortalecimento do projeto de pacificação da Secretaria de Segurança. Muita gente que não mora em comunidade nunca teve a chance de realizar aulas de inglês de qualidade como vamos oferecer aqui”, ressaltou a coordenadora de Programas Estratégicos da Secretaria de Segurança, Major Pricilla Azevedo, que representou o secretário da pasta, José Mariano Beltrame, na solenidade.



 



“Aplicar um projeto com essa importância para esses jovens é um investimento também no aumento da autoestima deles, que se sentem valorizados e mais preparados para o mercado de trabalho, hoje tão difícil. Esperamos poder levar o inglês a cada vez mais comunidades e contribuir, assim, com um futuro mais promissor para esses jovens”,  afirma o presidente do Ibeu, Ítalo Mazzoni.



 



Para a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham-Rio) é fundamental haver o engajamento das empresas e instituições para construir uma cidade sustentável social e economicamente. “O papel da Amcham-Rio é articular as empresas e órgãos para somar esforços em torno de um objetivo comum. O projeto de levar inglês a jovens de comunidades pacificadas vai ao encontro da missão da Câmara, de contribuir para consolidar uma história de oportunidades para o Rio de Janeiro”, afirma o diretor-superintendente da Amcham-Rio, Hélio Blak.



 



Ao final do curso, os jovens ainda poderão se candidatar a uma vaga de estágio oferecida pela Case, patrocinadora do projeto. Para o diretor-executivo da empresa, Rafael Motta, a iniciativa privada pode fazer uma grande diferença em projetos sociais. “É maravilhoso contribuir para a formação do futuro desses jovens, e fazer parte de uma iniciativa nobre e grandiosa como esta. Com o apoio do Consulado Americano, do Governo do Estado, do Ibeu e da Câmara de Comércio Americana, estamos dando um passo fundamental não só no trabalho desenvolvido nas Unidades de Polícia Pacificadora como também na educação dos jovens brasileiros. Eles merecem”, disse.



 



O UP with English no Morro da Providência é uma parceria entre o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, UPP Providência, IBEU, Câmara de Comércio Americana (AMCHAM-Rio) e Case Benefícios e Seguros.  Projetos semelhantes serão lançados nas comunidades Cidade de Deus e Complexo do Alemão em um futuro próximo, também com o apoio da iniciativa privada.



 



Para mais informações sobre o programa UP with English: Uso Prático da Língua Inglesa, entre em contato com a Assessoria de Imprensa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro pelos telefones (21) 3823-2119/2169 ou pelo e-mail imprensario@state.gov

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.