Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Gerenciamento de processos é tema de seminário

08/08/2011 em Amcham
Como as empresas podem se beneficiar com a aplicação da ferramenta BPM, seus conceitos, profissionalização e cases de sucesso

A Câmara de Comércio Americana realizou, em parceria com a IBM, Lumina, HabberTec e V&B Officeware, na manhã desta terça-feira, dia 09 de agosto, o seminário "Business Process Management: agilidade e diferencial nos negócios”, no Hotel Guanabara, no centro do Rio de Janeiro. O evento contou com a apresentação de cinco executivos das empresas IBM, ABPMP Brasil, HabberTec, Lumina e V&B Officeware para explicarem, cada um em sua área de especialidade, a ferramenta BPM e suas aplicações.



 



O gerente de vendas de software WebSphere da IBM, James Zisblat, abriu o ciclo de palestras apresentando o sistema de Gestão de Processos de Negócios (BPM, na sigla em inglês para Business Process Management) da companhia, que, segundo ele, ajuda as organizações a otimizar o desempenho de seus negócios através da descoberta, documentação, automatização e melhoria contínua de seus processos. “O resultado é a eficiência operacional e aqueda nos custos dos processos”, afirmou.



Zisblat disse ainda que todos os segmentos de negócio estão aptos a adotar o sistema BPM em suas operações, mas o foco ainda está direcionado às instituições financeiras: “Os bancos ainda são nossos maiores demandantes, mas novos setores começam a entender a importância da monitoração e automatização dos seus próprios processos, como o segmento educacional”, disse o executivo.



 



Em seguida, Luiz Antonio Ramos Pereira, delegado regional da ABPMP Brasil (Associationof Business Process Management Professionals) fez uma exposição sobre o panorama das certificações profissionais para aplicação de BPM, afirmando que o Brasil tem capacidade para ser a maior potência mundial em gerenciamento de processos de negócios. “Para isso, precisamos de profissionais qualificados”, disse.



 



Leonardo Vieiralves Azevedo, sócio-diretor da HabberTec, trouxe para o seminário a perspectiva da colaboração durante a execução da adoção da plataforma BPM nas corporações. Para ele, realizar o processo em conjunto com todas as áreas atingidas pela automação dos processos ajuda a melhorar o resultado final.



 



Dentro da temática da colaboração, Luiz Fernando Cossi, BPM Specialist da Lumina, mostrou como é possível adotar melhores práticas para obter maior retorno do investimento empregado na adoção do BPM. Segundo ele, a área de Tecnologia da Informação deve estar integrada ao desenvolvimento do processo, já que “50% das oportunidades de negócio passam pela tecnologia”, disse.



 



Fechando o ciclo, Alexandre Melo, diretor-geral da V&B Officeware, trouxe cases de sucesso após a adoção do BPM em corporações atendidas pela sua empresa. Um dos exemplos citados foi o da Telefônica, que melhorou seus processos a partir da plataforma e conseguiu reduzir em 30% o número de reclamações de seus clientes corporativos. Melo deixou um recado aos participantes: “Não implantem BPM se não for para reduzir tempo de produção, aumentar receita da empresa e se não houver algum gestor com poder decisório para ‘bancar’ o sistema. Não vai valer a pena”, sentenciou.

Fotos do evento em amchamrio.com/ev1481f

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.